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E-Commerce

4 dicas para o gerenciamento de campanhas de link patrocinados

Fábio
Escrito por Fábio
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Embora possa ser fácil criar uma campanha de links patrocinados no Google, gerenciá-la de maneira eficiente exige o domínio da ferramenta e o conhecimento das práticas mais recomendadas para este tipo de publicidade.

picjumbo.com / Viktor Hanacek Gerenciar uma campanha de links patrocinados exige o domínio de ferramentas e conhecimento sobre este tipo de publicidade.

Para aumentar o ROI (retorno sobre investimento) da ação e garantir melhores resultados, é preciso atenção a alguns pontos fundamentais na gestão de uma campanha de Adwords. Saiba quais:
Palavras-chave
A escolha das palavras-chave mais adequadas ao seu negócio – e aos objetivos da campanha – é essencial para alcançar os resultados desejados. Nesta estratégia, fazer um anúncio com um termo pouco relevante significa desperdício de verba.
Além da escolha da palavra-chave, é preciso definir a melhor correspondência para o tipo de campanha: se ampla, exata ou de frase. Na correspondência ampla, seu anúncio aparecerá para qualquer palavra-chave relevante relacionada; na exata, somente para buscas com todos os termos escolhidos; e na de frase, somente para aquela palavra específica.
Outro ponto importante é evitar palavras-chave duplicadas. O próprio Google não aconselha criar campanhas diferentes com a mesma keyword, uma vez que elas acabam concorrendo entre si.
Segmentação
No Google Adwords, é possível segmentar anúncios em grupos, o que ajuda no gerenciamento. Você pode criar grupos de anúncios para cada produto e acompanhar o desempenho e retorno individualmente.
Outra ferramenta de segmentação que ajuda a obter melhores resultados é a escolha da localização geográfica. Desta forma, você restringe seu anúncio para um público que está realmente interessado em seu produto, proporcionando um aumento no ROI da ação.
Página de destino
Anúncios que direcionam para a página inicial de um site não costumam trazer bons resultados. É fundamental que, depois do clique, o usuário seja levado a uma página de destino (landing page) relevante. Se você está anunciando um produto ou promoção específica, é imprescindível que a página de destino tenha sido especialmente preparada para levar ao cliente todos os detalhes e informações necessárias para fechar negócio.
Essa integração entre PPC e SEO pode melhorar bastante os resultados de sua campanha.
Medir e revisar
Quando está em andamento, a campanha precisa ser analisada com frequência. O cálculo do ROI (Return on Investiment) é fundamental para saber quais são os melhores lances e identificar os anúncios que atraem mais cliques. Desta forma, é possível ajustar e direcionar a campanha para garantir resultados mais satisfatórios.
Essa análise também deve levar em conta as metas traçadas no início da campanha. Qual foi o objetivo definido? Qual foi o prazo determinado para alcançá-lo? Questões como essas vão influenciar diretamente no andamento da ação e no investimento financeiro a ser feito.