Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Artigos

7 profissões em alta para o mundo corporativo pós-covid

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

7 profissões em alta para o mundo corporativo pós-covid

 
É fato que a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe grandes mudanças para o presente.
 
No âmbito profissional, isso não é diferente, muitas atuações já ganharam e ganharão ainda mais destaque no mundo corporativo.
 
Sim, as transformações também se entenderão para o futuro. Mas, afinal, quais são elas? Neste conteúdo, vamos mostrar as profissões em alta para o mundo corporativo pós-covid.
 
Você já tem algum palpite? Confira todas as respostas por aqui!

O que esperar do mercado de trabalho pós-covid?

A crise mundial de saúde fez com que as pessoas criassem hábitos para resguardar o bem-estar individual e coletivo.
 
E, justamente, esses novos costumes já transformaram a maneira de trabalhar e, ao que tudo indica, se fortalecerão com o passar do tempo.
 
O distanciamento social e a maior liberdade para trabalhar são exemplos disso. Vamos falar melhor a respeito desses pontos no próximo tópico.

Tendências de trabalho que ficarão pós-covid

Veja só algumas tendências para o mundo corporativo pós-covid e, claro, vale a pena já ir se preparando para os novos desafios.

Home Office

Para não precisar sair de casa e, consequentemente, se expor ao vírus, muitos trabalhadores foram liberados para produzirem de casa.
 
Isso fez com que o home office ganhasse destaque no mundo corporativo.
 
Depois de meses com a nova medida, diversas empresas viram que esse modo de trabalhar gera mais economia (dispensa a necessidade de ter um escritório, arcar com manutenções e pagar vale-transporte, por exemplo).
 
Além disso, dá liberdade para os profissionais remotos trabalharem de onde quiserem, basta adotar um workflow para organizar o fluxo de trabalho e pronto.
 
 
 

Horário Flexível

Mais uma tendência que deve ficar no mundo corporativo pós-covid é a adoção de horários flexíveis.
 
Como as pessoas não precisam mais sair de casa para trabalhar, é possível criar rotinas mais particulares.
 
Mas, claro, desde que todas as entregas de tarefas e de projetos não sejam comprometidas.

Mudanças do processo seletivo

Também precisamos citar que os processos seletivos já mudaram. Diversas empresas, agora, fazem todas as etapas on-line mesmo. Além de termos empresas que optam por contratar para trabalhar pela internet.
 
O uso da internet e dos meios digitais mostrou que tudo pode ser mais simples, rápido e prático.
 
Sem contar que dá para entrevistar pessoas de todo o Brasil, quiçá do mundo — o que amplia o leque de novos talentos para a empresa.
 
Com tantas vantagens, o processo seletivo virtual tende a continuar em alta.

7 profissões em alta para pós-covid

Depois de comentarmos sobre as tendências no geral, chegou a hora de conhecer as sete profissões em alta para o futuro pós-coronavírus.

#1 Cargos na área de tecnologia

Na área da tecnologia, podemos ressaltar os profissionais responsáveis pela segurança da informação, como os especialistas em TI (Tecnologia da Informação).
 
Afinal, muitos negócios passaram a usar ou, ainda, intensificaram os negócios feitos pela internet. Por exemplo, lojas on-line e restaurantes que fazem o serviço de delivery.
 
Com isso, os dados da empresa e dos clientes ficam concentrados na internet, logo, é preciso investir em tecnologias para assegurar mais essas informações.
 
Assim, evitar que haja o vazamento ou roubo de dados.

#2 Farmacêuticos e pesquisadores

Durante a pandemia, a pesquisa por novos medicamentos e vacinas mostrou-se ainda mais importante.
 
Se não fosse a verdadeira corrida das vacinas, sem dúvidas, o novo coronavírus teria feito mais vítimas.
 
Além disso, claro, prorrogar o distanciamento social e outras medidas extremamente restritas para a contenção da Covid-19.
 
Tudo isso significa que o trabalho de farmacêuticos e de pesquisadores (da área da saúde) teve e terá ainda mais valor daqui em diante.

#3 Especialistas em e-commerce

As vendas on-line já existiam antes da crise mundial de saúde, mas também se intensificaram durante o distanciamento social.
 
Quem antes podia sair às ruas para comprar produtos ou usufruir serviços, passou a ter que consumir tudo só de casa mesmo.
 
A consequência disso foi a necessidade dos empresários entrarem ou, ainda, intensificarem as vendas no comércio digital.
 
Logo, a atuação de especialistas em e-commerce se torna imprescindível para os próximos tempos. E nesse caso, o estudo pode ser um grande diferencial.
 
Existem cursos de gerente de e-commerce para fortalecer o currículo e ampliar as oportunidades de clientes.

#4 Produtores autônomos de conteúdo

Não basta somente querer vender pela internet, também é fundamental saber como atrair e fidelizar clientes.
 
Nesse sentido, a produção de conteúdo — tanto nos próprios e-commerces como em redes sociais — é uma excelente estratégia.
 
Mas, tudo depende de profissionais que saibam fazer isso muito bem, como os produtores autônomos de conteúdo.

#5 Especialistas em marketing digital

O marketing digital é a alma dos negócios. Afinal, por meio dele, é possível divulgar produtos e serviços de uma forma bem atrativa.
 
E como a internet ganhou mais espaço para vender e comprar, o marketing on-line é peça-chave para quem deseja expandir a própria marca.
 
Essas estratégias são fundamentais para deixar o setor de marketing de pequenas e médias empresas alinhadas com boas práticas para conseguir disputar e ganhar espaço em um meio concorrente.

#6 Profissionais da área de finanças

Saber administrar o dinheiro pessoal e profissional é outro cuidado reafirmado durante a pandemia da Covid-19.
 
Empresas que não tinham um bom controle de caixa, por exemplo, enfrentaram grandes desafios, algumas até fecharam.
 
Então, para não correr esse risco, vale investir em profissionais da área das finanças e, também, usar opções de banking as a service, já que são muito mais práticos e evitam que os clientes precisem sair de casa.

#7 Cargos em Customer Success (sucesso do cliente)

Entender verdadeiramente quais são as necessidades dos clientes é sempre importante.
 
Isso terá ainda mais valor no mundo pós-pandemia, uma vez que os hábitos de consumo das pessoas estão em transformação.
 
Quem quer alinhar os próprios produtos e serviços às vontades dos consumidores precisa do Customer Success.
 
Lembrando que essa profissão é responsável por compreender as necessidades e desejos dos clientes e, ao mesmo tempo, acompanhar toda a jornada de compra, até o pós-venda.
 

TAGS: