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7 táticas para otimizar e posicionar seus arquivos em PDF no Google

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7 táticas para otimizar e posicionar seus arquivos em PDF no Google

Fábio
Escrito por Fábio
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É comum encontrarmos diversas dicas e recomendações para otimização de conteúdo em páginas HTML. Mas o que poucos sabem, é que também existem algumas táticas para melhorar o posicionamento de documentos PDF. Há algum tempo os principais buscadores já indexam este tipo de arquivo, portanto, vale a pena conhecer as formas de ajudar no seu rankeamento.

Depositphotos.com/bigfatnapoleon As estratégias de SEO para arquivos PDF são bem parecidas com aquelas utilizadas em páginas HTML.

Apesar de, aparentemente, terem uma relevância menor nos mecanismos, pesquisas mostram que os usuários atribuem mais credibilidade a este tipo de conteúdo, o que, muitas vezes, estimula o compartilhamento e engajamento do público, questões que pesam na otimização do site como um todo.
As estratégias de SEO para arquivos PDF são semelhantes às aplicadas em páginas HTML. Abaixo, listamos algumas dicas para obter o máximo de visibilidade possível na utilização destes documentos em seu site.
1. Use documentos baseados em texto
Certifique-se de que os textos dos seus arquivos PDF são realmente textos e não vetoriais ou em formato bitmap, isso é fundamental para o rankeamento. Outro ponto importante é não exagerar nas imagens para não tornar o arquivo pesado e lento na hora de carregar.
2. Nome do arquivo com palavras-chave
Utilize termos que sejam úteis para o usuário e que incluam as palavras-chave do conteúdo que deseja otimizar. É este nome que aparecerá nos resultados de busca, portanto é fundamental seguir essa recomendação.
3. Descrições informativas
As orientações para o preenchimento da tag “description” em páginas HTML são as mesmas aplicadas para o campo “Subject” ou “Description” em um documento PDF. Inclua informações importantes que facilitem a identificação do conteúdo. Nos resultados de busca, esse texto será exibido abaixo do título.
4. Preenchimento de todos os metadados
Além do resumo descritivo, os campos de “author” e “keywords” também devem ser preenchidos no arquivo. Em ‘autor’, o ideal é informar o nome da empresa. Para isso, basta acessar no Adobe Acrobat a opção File > Properties > Description.
5. Inclua links
Certifique-se de colocar em seu conteúdo PDF links direcionando para o site. Muitas vezes o visitante chega até o seu arquivo através de compartilhamentos em outros sites, portanto é importante ter um caminho para que ele conheça outras páginas de seu site.
6. Use uma versão apropriada do Acrobat
Evite as versões mais atualizadas do programa. Para garantir compatibilidade com a maioria dos usuários, prefira as versões 9 ou 10 para a conversão de seus documentos. Também é recomendado proteger o seu PDF para evitar a cópia e alterações no conteúdo.
7. Link Building
Assim como no SEO tradicional, a otimização em PDF também se beneficia das estratégias de link building. Portanto, inclua links nas páginas HTML de seu site direcionando para estes documentos e procure este tipo de indicação também em outros sites relacionados com o assunto.