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Aprenda a criar campanhas no formato Product Listing Ads no Adwords

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Aprenda a criar campanhas no formato Product Listing Ads no Adwords

Fábio
Escrito por Fábio
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O Product Listing Ads, também conhecido como PLA, é um novo formato de anuncio com link patrocinado do Google AdWords. Com ele, o anunciante ganha maior destaque em seus anúncios, chamando a atenção do usuário pra o seu produto.

Depositphotos.com/pressmaster O PLA é um novo formato de anúncio patrocinado do Google.

Funciona como o AdWords, onde o usuário, após realizar uma busca com a palavra-chave relacionada ao produto, encontrará um anúncio no topo da página do buscador. A diferença do PLA é que junto com o nome do produto, também aparecerá a sua foto e o preço de venda em determinado varejista, além do link para o site de e-commerce.
A ideia de usar imagens nos links patrocinados tem agradado muito aos adeptos do AdWords, que veem nesse novo formato uma chance maior para obter melhores retornos em vendas. Aprenda agora a criar campanhas no Product Listing Ads e conheça você também esses resultados.
O primeiro passo é criar uma conta no Google Merchant Center (central do comerciante Google). Essa mesma conta é usada no Google Shopping, onde os produtos são cadastrados. Em seguida, é necessário ajustar as URLs dos produtos cadastrados no feed do Google Shopping, da seguinte maneira:
Se o feed for um TXT, basta adicionar a coluna adwords_redirect e colar as novas URLs que usará em cada produto. Essa coluna servirá para separar o que os resultados do Google Shopping do PLA.
Caso o feed seja em XML, inclua nas URLs dos produtos o atributo ‘adwords_redirect’.
Feito isso, a conta do Google Merchant Center está pronta para migrar para o Google AdWords. Então, clique em “configurações” na conta do Merchant e vá para “Google AdWords”, em seguida insira o seu ID do AdWords, depois clique em “adicionar”.
O segundo passo é criar a campanha, que você pode começar selecionando o tipo “apenas rede de pesquisa” e em seguida a opção “anúncios de lista de produtos”. Aparecerá uma tela para você preencher as informações da campanha, como orçamento, circulação, entre outras.
Na parte de “extensões de anúncios”, marque a opção “anúncios de lista de produtos” e clique em “selecionar extensão” para selecionar o ID do Google Merchant Center que você vinculou ao AdWords. Após criar a campanha, seu ID ficará disponível na aba Extensões de Anúncios.
No terceiro passo, serão criados os grupos de anúncio e você deverá começar nomeando esses grupos. Também haverá um campo para inserir uma chamada promocional criada por você, que não é obrigatório, mas pode tornar o seu anúncio ainda mais interessante.
No campo seguinte, de “segmentações automáticas”, marque a opção “todos os produtos” se desejar incluir todos os produtos cadastrados nesse único grupo, caso contrário, deixe a opção desmarcada e selecione manualmente apenas os produtos específicos que desejar.
O último campo dessa etapa é para informar o valor máximo do CPC, ou seja, o máximo que pretende pagar por clique no anúncio. Após preencher essa informação, clique em “salvar grupo de anúncios”.
Por fim, haverá um quarto passo se você escolheu criar um grupo para cada segmento de produto. Na aba “segmentações automáticas” clique em “adicionar produto de destino”, onde para adicionar os produtos, você irá selecionar até três dos atributos configurados no feed do Google Merchant.
Ao eleger o atributo, clique no botão “validate” e o site irá verificar se o produto está inserido corretamente no seu feed para, então, poder validá-lo. Após essa validação, clique em salvar e a sua campanha no Product Listing Ads estará pronta para ir ao ar.
Em uma campanha PLA não é necessário selecionar palavras-chave, pois o Google utilizará os resultados mais relevantes a partir da sua página de produtos, relacionando as palavras das descrições, marcas e outros atributos.
Esse é um processo muito simples e que pode trazer bons resultados, mas não se esqueça também da importância do monitoramento para aperfeiçoar as suas estratégias e ganhar ainda mais força em seus anúncios.