Acabamos de iniciar o mês de outubro, mas o foco do e-commerce nacional se volta ao final do ano, mais precisamente a última sexta-feira de novembro, dia 27, quando ocorre a Black Friday.
O evento representa uma parcela significativa do lucro de muitos varejistas, pois é maior data do comércio eletrônico nacional. Ela acontece desde os anos 60 nos Estados Unidos, sempre na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças americano, um dos mais tradicionais do país. No início ele era feito apenas em lojas físicas e hoje engloba também o e-commerce. No Brasil, essa será a 5ª edição.
Em 2014, durante a Black Friday, os e-commerces brasileiros venderam, segundo a Clear Sale, R$ 871.986.167, um aumento de 48% com relação a 2013 e em 2015 a expectativa e que mais vendas sejam realizadas.
Cuidados que precisam ser tomados durante a Black Friday.
Mas para que suas vendas aconteçam durante a Black Friday alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente com relação a credibilidade de sua loja.
Listamos alguns itens básicos que precisam ser analisados para que você não perca seu clientes, não perca vendas.
● Prepare seu site:
Nessa data a procura por sites que oferecem desconto é muito maior que no restante do ano, se seu trabalho de divulgação for planejado e bem executado, é muito provável que seu site receba muito mais visita que o convecional. E a pergunta é: será que seu e-commerce suporta? Muitas lojas acabam saindo ar devido ao número de acesso maior que o habitual. Se prepare! consulta sua plataforma e serviço de hospedagem, vejam as recomendações deles para o site não sai do ar em um momento tão importante.
● Invista em segurança:
Se já investe em segurança, demonstre a seus clientes com a exibição de selos como o de Site Blindado por exemplo. Esse tipo de ação é fundamental para que o cliente saiba que pode inserir seus dados no site de forma segura.
Se ainda não investe em segurança, você está perdendo vendas. o consumidor vem sendo educado pelos principais veículos de mídia e órgãos de defesa do consumidor sobre praticas de compras seguras, portanto elementos como SSL, são obrigatorios a e-commerces.
● Faça promoções reais
O consumidor não quer mais passar pela chamada “Black Fraude”. Por isso não faça promoções que não realmente promoções, o consumidor vai descobrir e com as redes sociais, certamente isso será exposto a milhares de pessoas.
● Divulgue
Faça ações de divulgação, sejam elas no Adwords, Facebook Ads ou anúncios em mídia tradicional. Faça com que seu potencial consumidor saiba que você terá condições especiais durante a Black Friday.
Essas são algumas dicas que podem contribuir com que sua Black Friday seja a maior da história (pelo menos para você).
Boas vendas!