A internet é realmente um prato cheio para uma infinidade de situações e, é claro, os negócios não podiam estar de fora.

Depositphotos.com/andresr A internet oferece inúmeras oportunidades para quem quer começar um negócio.

Se você está pensando em montar um negócio, mas ainda está com um pé atrás de investir em algo na internet ou ainda não sabe muito bem onde e o que criar, esse post poderá te inspirar.

Primeiramente, como já discutimos no nosso post sobre start ups, tente se inserir em uma área que você goste e tenha afinidade. Porém, também pode ser inteligente criar um negócio em uma área que tenha poucas ou com nenhuma concorrência.

Atualmente, é possível participar de grupos e sites de colaboração coletiva, tanto em projetos de implementação quanto em levantamento de fundos monetários. Se você já possui uma ideia e não sabe por onde começar, procure esses lugares e leia nosso post sobre start ups mencionado acima.

Mas se você não tem nenhuma ideia, podemos te sugerir alguns mercados e segmentos de negócios na internet que estão em alta. Confira 10 delas:

1. Criação de sites
Por incrível que pareça, esse segmento de mercado ainda é muito interessante para se investir pela quantidade de clientes e oportunidades que estão livres. Esse negócio pode envolver a criação de layout, a codificação desses layouts e também a programação de sites dinâmicos que funcionem em diversos dispositivos (desktop, celulares e portáteis).

2. Classificados
Um segmento um tanto quanto antigo, porém sempre vai existir e está em alta na internet. Esse negócio pode envolver a criação de sites de anúncios de empregos (dos mais diversos tipos e áreas; freelancer, temporário, eventos, etc), e compra, venda e troca de produtos pessoais.

3. Programas e Apps
Outro segmento não muito recente, mas em crescimento no mundo inteiro, a criação de programas (tanto para desktops quanto para dispositivos móveis) que integram ações e funções pela internet é um ótimo segmento para atuar. Ainda há poucas empresas que são consideradas confiáveis. Um exemplo dessa ideia são programas de gerenciamento de projetos que várias empresas vem sentindo a necessidade de implementá-los em sua cultura organizacional. Também entra nesse segmento a criação de apps dentro de redes sociais, como o Facebook (que é um grande mercado para games).

4. Livros e revistas digitais
Ainda tímido, esse segmento de mercado já possui ótimos números nos EUA e é uma grande aposta para os próximos anos. Esse negócio pode envolver a transformação e distribuição dos formatos tradicionais ou até a criação de publicações novas e direcionadas com novas tecnologias de integração.

5. Serviços de marketing na internet
Ajudar pessoas e empresas a melhorar e descobrir mais informações relevantes para seus negócios. É a partir dessa premissa que é possível abrir um negócio que forneça o que profissionais que atuam no mundo digital estão precisando, sejam dados estatísticos de acessos ao site, posicionamento em redes sociais e conseguir analisar grandes quantidades de dados para guiar novos negócios, novas campanhas e estudos de comportamento.

6. Produção de conteúdo
Muitas empresas querem fornecer uma comunicação de qualidade, focada e que possa fidelizar o cliente e gerar conversões. E elas precisam de profissionais qualificados para isso. Um negócio nessa área pode ser uma agência de comunicação digital que possua uma equipe de publicitários, jornalistas e outros produtores de conteúdo para cada tipo de canal e que consigam maior tráfego e networking para seus clientes.

7. Vender uma boa ideia
Sim, é possível! Se você tem uma grande ideia de blog, por exemplo, construa ele e comece a trabalhar para poder monetizá-lo, seja com espaços publicitários ou vendendo-o para outras empresas e companhias de comunicação. E, claro, você pode ser uma empresa que identifique um espaço na internet e faça uma oferta de compra ou parceria.

8. Índices e facilidades de acesso à informação
A internet é imensa. Isso é bom, porém fica cada vez mais difícil encontrar o que te interessa no meio dessa salada toda. Um bom negócio é montar um site ou app que reúna assuntos em comum a um tema, como por exemplo restaurantes na cidade de do Rio de Janeiro ou “o que fazer em São Paulo sem gastar muito”, entre outras opções. Catalogar estabelecimentos integrando-os com um serviço de mapas e geolocalização; reunir pessoas com um interesse comum, como por exemplo, pessoas que querem oferecer carona, dividir quarto de hotel em viagens; etc.

9. Plataformas de ensino e suportes técnicos online
Muitas pessoas e muitas empresas simplesmente não possuem tempo e meio de irem à sala de aula ou pagarem funcionários de TI. Um bom negócio é ser uma empresa especializada nesses assuntos: uma escola à distância ou uma empresa que forneça soluções e ajuda online em tempo real, sob demanda.

10 . Facilitador de negócios na internet
Um mundo de diversidade em negócios. Nem todo mundo consegue montar um negócio na internet e eles precisam de ajuda! Portanto, um negócio inteligente são empresas que assessoram esses empresários na internet vendendo know-how, ou que forneçam ferramentas para isso acontecer, como por exemplo, servidores de hospedagem, gerenciamento de espaços publicitários e agências que criam conteúdo, sites, programas e aplicativos para o mercado online.

Internet Innovation

One thought on “10 ideias de negócios na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *