5 Erros De Marketing Digital Que Não Podem Ser Mais Cometidos Em 2020

Conheça alguns erros de marketing digital e veja o que pode ser feito para que sejam evitados.

Quando o assunto é divulgar as empresas no universo online, ainda existem muitos erros de marketing digital sendo cometidos e, muitas vezes, nem se percebe que eles ocorrem.

Isso pode prejudicar as estratégias e fazer com que se invista mais do que realmente é necessário.

Se a ideia é acertar e ter ações realmente efetivas, conheça os principais erros de marketing digital e fuja deles.

  1. Focar na empresa em vez do produto

Um dos erros cometidos é querer focar sempre na empresa, dizer o quanto ela é boa e esquecer de falar sobre o produto, que é o que o consumidor procura.

Ao invés de falar que sua empresa possui uma longa história, já deixou diversos clientes satisfeitos e que possui todo um processo produtivo, tente falar mais do produto.

Se vende refeições congeladas, mostre quais são elas, os diferenciais, aponte os benefícios e como consumir cada produto, pois dessa forma atrairá mais olhares.

  1. Não gerar leads

Parece que está tudo certo, existem redes sociais da empresa, um site e um blog com conteúdo atualizado com frequência.

Até aí o caminho está certo, porém a ideia de tudo isso é vender os produtos e ter o contato para ofertar aos clientes é essencial.

Gere leads para que possa fazer contato posterior, seja para informar sobre um novo conteúdo ou fechar uma venda.

Por exemplo, se atua no ramo de seguros significa que a pessoa está interessada em adquirir o produto, ofereça uma cotação de seguro via e-mail ou entre em contato por telefone para entender melhor essa necessidade.

Você pode, por exemplo, oferecer um e-book que explica como funciona o seguro de automóvel. Dá também para gravar vídeos e ter um fórum para ajudar os leitores.

  1. Não mensurar os resultados

Para atrair visitantes para seu site, você acaba elaborando diferentes estratégias de marketing.

O problema é que muitas vezes as empresas esquecem de mensurar cada uma delas separadamente.

Se na hora de vender um plano de saúde ou serviço da sua clínica médica, você apostou em anúncios pagos, redes sociais e posts blogs, precisa saber qual está dando um melhor resultado e qual estratégia deixou a desejar.

Mensure cada uma delas e faça ajustes para que atinjam os resultados.

  1. Ignorar o mobile

Atualmente, a maior parte dos acessos à internet são feitos por meio de smartphones, porém, algumas empresas ainda têm dificuldade para entender isso.

Quando for fazer um site ou blog é preciso pensar no design responsivo. O conteúdo deve estar disponível de forma adequada tanto para quem acessa de um dispositivo móvel como de um computador.

Isso, além de aumentar a credibilidade, deixará o conteúdo mais atrativo.

Por exemplo, a sua loja de roupa online permitirá que peças sejam compradas enquanto as pessoas estão indo para o trabalho.

  1. Esquecer de reter

Um dos erros de marketing digital é focar tanto em atrair novos consumidores que acaba esquecendo de reter os atuais.

Um carrinho que foi abandonado pode ser retomado se houver a estratégia certa, um consumidor que já fez compras pode voltar a fazer e assim por diante.

Lembre-se sempre de incluir essas pessoas na estratégia, pode ser mandando um e-mail, mensagem ou até ligando para tentar identificar porque ele sumiu.

Existem muitos erros de marketing digital que são cometidos e esses são apenas alguns. Para fugir deles, tente manter um bom planejamento, trace estratégias coerentes com os objetivos e mensure os resultados.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros.