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5 ferramentas essenciais para empreendedores digitais

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5 ferramentas essenciais para empreendedores digitais

Fábio
Escrito por Fábio
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Ter um site na internet significa inicialmente apenas uma certeza, você é só mais um em meio a bilhões.  Permita-me contar uma história. Certo dia Philip estava navegando em uma página de notícias, quando de repente tomou um grande susto! Uma empresa pulou na sua frente. Incomodado ele foi para as redes sociais, Philip teria tranquilidade ali. Lá estava ele vendo uma foto da sua linda vizinha, ah que imagem agradável, mas ele sentiu uma sensação estranha, como se estivesse sendo observado, quando se deu conta percebeu que lá estava a empresa, olhando fixamente para ele.
Então foi para o seu e-mail, um ambiente privado. Mal acessou sua conta e novamente se deparou com a empresa. Basta! Philip fechou o computador e se dirigiu para o celular, enfim teria um pouco de privacidade. Mas de repente, uma luz começou a piscar, seguida por uma vibração e um apito terrível. Era o fim, a empresa havia tomado conta da vida de Philip. Essa pequena parábola visa de elucidar a dimensão dos recursos das grandes empresas, as quais investem inimagináveis quantias para construir uma forte presença digital.
Onipresentes no mundo online, muitas vezes transmitindo a incômoda impressão de perseguição. Agora, a pergunta que não quer calar é como competir por relevância digital com essas grandes empresas online mesmo com recursos capitais extremamente limitados? Descubra abaixo! Um site pode ser utilizado como lazer ou negócio. Se você optou por construir um negócio online é importante ter em mente que isso demanda muita persistência e paciência.
Dinheiro fácil é uma lenda. Todas as relações de consumo funcionam na base da troca de valores. Esteja consciente do quão precioso é o que você oferece a ponto de alguém estar disposto a pagar por isso. Também, tenha certeza de quem é o seu público alvo, qual o seu gênero, idade e interesses. A segmentação é muito importante. Por fim se preocupe muito em promover uma boa experiência de navegação, o sentimento que essa experiência desperta precisa ser positivo.
Por isso, seu site deve ser rápido, visualmente limpo, responsivo para se adaptar aos diferentes tamanhos de telas e celulares e com informações e comandos imperativos claros. Todos os elementos de cada página devem ser convergentes para atingir o objetivo do seu site, seja ele vendas ou entrega de conteúdo relevante. Ofereça o conteúdo certo, para a pessoa certa. Com isso em mente podemos ir ao que interessa, como competir por relevância digital com grandes empresas online.
Defina claramente qual o objetivo que você visa atingir com a divulgação. Assim todas as suas estratégias em diferentes canais devem ser planejadas para alcançar esse objetivo. “A mensagem de marketing perfeita envolve tornar-se memorável, identificável e centrada no cliente. Tocando nas emoções das pessoas.” – Dewane Mutunga Vamos considerar o seguinte cenário, você possui recursos limitados de capital e seu objetivo é aumentar o número de acessos do seu site. Vamos utilizar uma estratégia básica de aquisição, com foco exclusivamente em cliques. Comece com um orçamento pequeno e aumente gradativamente. Serão abordadas 5 formas interdependentes.
1. Facebook Ads: É importante lembrar que você está anunciando em uma plataforma social e as pessoas que estão navegando querem interagir com pessoas que são importantes para elas, portanto seu conteúdo deve ser criativo e interessante para disputar por essa atenção. Suas imagens e texto devem estar contextualmente alinhadas. Procure utilizar imagens coloridas, de pessoas felizes olhando para o usuário, o mais importante como foi supracitado é sua imagem estar relacionada com o seu anúncio.
No seu texto mostre o valor agregado do que você está oferecendo e deixe claro na sua mensagem o que você quer que sua audiência faça. Utilize a estratégia de foco em cliques, CPC (você apenas paga quando o anúncio é clicado), segmente seu público alvo por localização e interesses, comece com um CPC máximo baixo, em torno de R$0,15 “Os 5 Is do Marketing Social: Inteligência, Insight, ideação, Interação, Influência.” – Brian Solis
2. Google Plus: O Plus é a rede social gratuita do Google, que apesar de ser adotada por poucos usuários brasileiros, possui uma grande importância, é a forma mais fácil e rápida de conseguir um bom SEO (Search Engine Optimization), ao contrário do Facebook e Twitter, no Plus as suas publicações são indexadas pelo Google e exibidas nas primeiras colocações orgânicas das páginas dos resultados de busca. Portanto crie uma página do seu site no Plus. A estratégia consiste em publicar conteúdo relevante que leve para o seu site e interagir com pessoas para criar uma rede na plataforma.
3. Google Adwords: O grande benefício do Adwords é que as pessoas já têm interesse e estão buscando no Google o produto ou serviço que você oferece e seu anúncio pago é exibido destacado para elas nessa busca. Inicialmente, opte por exibir apenas anúncios de texto, lembre-se, faça o simples, no anúncio deixe claro sua oferta e o que você quer que sua audiência faça após ler.
O segredo aqui são as palavras-chave, é por elas que você vai pagar, portanto escolha as palavras certas. Utilize as ferramentas Planejador de Palavras Chave e Google Trends, elas vão te ajudar a entender o que seu público alvo pesquisa. Adote a estratégia Rede de Pesquisa, Correspondência Ampla, CPC Automático, em torno de R$0,20, Selecione em que localização geográfica você quer exibir os seus anúncios.
4. E-mail Marketing: O E-mail Marketing é uma ótima forma de induzir as pessoas voltarem para o seu site. Pesquisas afirmam que as pessoas checam suas caixas de entrada em média 6 vezes por dia. Portanto, vamos adotar uma estratégia de Inbound Marketing para captar e-mails. Primeiro crie um Ebook em PDF com conteúdo que seja relevante para o seu público alvo, com dicas por exemplo.
Você vai fornecer esse Ebook em troca do e-mail das pessoas. Uma Landing Page é uma página que possui um único objetivo, concretizar uma conversão, através dela queremos que as pessoas forneçam seus e-mails em troca da permissão para baixarem o seu Ebook, eu recomendo a ferramenta Lander para criação de Landing Pages, pela facilidade de utilização e baixo custo. Uma boa dica é também divulgar a sua Landing Page no Facebook Ads. Após sua lista de e-mails atingir um número considerável de endereços é hora de criar uma campanha. Recomendo a ferramenta de disparo MailChimp, pois tem um módulo gratuito para até 2.000 e-mails, é fácil de utilizar e as mensagens se adaptam para as telas de celulares.
O segredo de um bom E-mail Marketing é o título, chame atenção e desperte a curiosidade. A estrutura da mensagem deve ser em texto Html simples, pois mensagens com imagens tem grandes chances de serem barradas nos filtros de spans, em formato de carta, de preferência com uma abordagem amigável, pois caso sua mensagem aparente ser uma propaganda ela corre sério risco de ser ignorada e deletada. Insira links do seu site entre os parágrafos, lembrando que a mensagem deve ser imperativa e dizer exatamente o que a pessoa deve fazer após ler.
5. Web Analytics: Através das ferramentas de Web Analytics é possível mensurar informações de grande importância. Recomendo o Google Analytics, é gratuito e fácil de ser utilizado. Nele você poderá saber quantos acessos seu site está recebendo, de que regiões e sites vem esses acessos, o gênero, idade e interesses das pessoas que acessaram. Análise o desempenho do seu site antes e depois das ações. “O objetivo do marketing é saber e entender o cliente tão bem que o produto/serviço se vende sozinho.” – Peter Drucker.
A estratégia sugerida foi genericamente planejada levando em consideração um cenário comum vivenciado por diversos empreendedores digitais, uma realidade que exige resultados rápidos em meio a recursos escassos. Portanto, foram apresentadas ótimas ferramentas que podem ser trabalhadas com pequenos investimentos para se obter respostas rápidas, ajudando a construir uma reserva de capital sólida que deve ser evoluída para iniciar com segurança estratégias mais agressivas a longo prazo. Para competir contra as grandes empresas online por relevância digital é preciso estudar e testar. Apenas com persistência, paciência e criatividade é possível se destacar da concorrência de forma econômica e sustentável.
Fonte: Administradores/ Por Fernando Vitti*

*Sócio-Fundador do MyCenter.com.br, um site de buscas que cria uma forma prática de as pessoas descobrirem roupas, calçados, acessórios e itens esportivos em lojas offline locais.
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