5 hábitos que vão aumentar significativamente sua produtividade

Cada pessoa tem a suas próprias metas e definição de sucesso, mas, independente da definição uma coisa que aparece em quase todas as respostas: pessoas de sucesso são aquelas fazem as coisas, sem desculpas. No geral pessoas bem-sucedidas profissionalmente além de entregar resultados conseguem entregar resultados de uma maneira mais produtiva que outras pessoas. O curso de Growth Hacking foca em técnicas para acelerar o crescimento de uma empresa à partir de técnicas e estratégias arrojadas de marketing, foi o que alavancou o crescimento de empresas como Twitter, Dropbox, Airbnb, entre outras.

Não importa o trabalho que você faz, seu cargo, quanto dinheiro ganha ou onde trabalha. Todo profissional se esforça para ser cada vez mais produtivo. Todos nós queremos performar cada vez mais e produzir mais dentro do mesmo tempo. Talvez essa busca exista simplesmente por que um dia muito produtivo no trabalho costuma gerar um senso de euforia e satisfação.

Mas, existe um equívoco sobre o conceito de produtividade, algumas pessoas imaginam que ser produtivo simplesmente quer dizer fazer mais coisas. Na prática, ser produtivo na maioria das vezes significa fazer mais por fazer menos coisas. Separamos alguns hábitos que podem ajudar você a ser mais produtivo no dia-a-dia:

Hábito 1: Menos é mais

Palestrantes de todo o mundo frequentemente afirmam que quando se trata de produtividade, menos é mais. O que esses palestrantes querem dizer, é que temos de tomar cuidado com não queremos fazer mais do que conseguimos. Inclusive, muitos desses palestrantes recomendam que você corte a sua lista de tarefas pela metade para aumentar sua produtividade. Soa estranho? Sim, mas é um ponto importante e efetivo para controlar sua produtividade.

Ter foco no que é essencial e não se sobrecarregar é vital para ser produtivo e garantir de fazer todas as suas entregas em tempo e com qualidade.

Hábito 2: Defina limites

No geral, definir datas de entrega e limites são maneiras bastante eficientes de estabelecer parâmetros de sucesso. Tendemos a ser muito permissivos a realizar tarefas em tempos muito maiores do que planejamos inicialmente e acabamos nos atrasando. Definir datas de entrega inflexíveis vai te forçar a não gastar mais tempo que o necessário em cada tarefa.

Por exemplo, você define que vai gastar 10 minutos por dia em mídias sociais. Nada mais que isso. Apenas 10 minutos. Mas, veja o que você deve vivenciar nos primeiros dias:

Dia 1: Você provavelmente vai ficar frustrado por que não ficou apenas aqueles 10 minutos planejados em mídias sociais.

Dia 2: Você vai notar que vai começar a “pular” alguns artigos e postagens, simplesmente porque elas não são tão importantes para você gastar seu tempo.

Dia 3: Você vai começar a priorizar o que deve ler, baseado no que é sua prioridade.

Dia 4: Você vai ter organizado suas prioridades de forma que 10 minutos parecem tempo suficiente para você absorver as informações que entende como relevantes.

Hábito 3: Estabeleça uma rotina

Rotinas ruins pela manhã ou pela noite são extremamente prejudiciais para pessoas altamente produtivas. A primeira coisa que fizer pela manhã vai ditar o ritmo do seu dia. Dito isso, pela noite você deve planejar seu dia seguinte e se preparar para acordar animado e descansado para ser produtivo.

Crie uma rotina que você consiga seguir um dia após o outro. Seja consistente e se esforce para garantir de completar sua rotina matinal independente de estar um pouco mais cansado.

Hábito 4: Delegue tarefas

É impossível você ser bom em tudo. Ninguém é. Com isso em mente, preste atenção no que você é bom e no que não é tão eficiente. Avalie as tarefas que valem seu tempo e o que valeria a pena contratar alguém para te ajudar.

Por exemplo, um cano vazando na sua casa. É claro que você poderia ver alguns vídeos no YouTube, ir até uma loja para comprar alguns dos equipamentos necessários e fazer qualquer ajuste necessário. Porém, você poderia fazer isso muito mais rapidamente e sem estresse simplesmente contratando um encanador. O mesmo é válido para sua rotina profissional.

Hábito 5: Pare de fazer várias tarefas ao mesmo tempo

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo vai matar sua produtividade. Simplesmente não tente fazer isso, por mais tentador que seja. Contrário da percepção geral, executar várias tarefas ao mesmo tempo não vai fazer você completar mais coisas em menos tempo. Na verdade, vai fazer o contrário. No geral, executar várias tarefas ao mesmo tempo vai distrair sua mente, prejudicar seus resultados e fazer você perder o foco.

De maneira resumida, planeje previamente seu dia na noite anterior, acorde motivado, sabendo que menos é mais e evite de qualquer forma querer resolver várias coisas ao mesmo tempo.

Por: Krista Wiltbank – Get Response.