O ROI (Return on Investment, em português, Retorno sobre o Investimento) é uma ferramenta fundamental na hora de se planejar e definir as iniciativas e estratégias de marketing. Representado pela relação entre o lucro líquido e os valores investidos – ROI = Lucro/Investimentos –, essa métrica revela o resultado das ações e ajuda a responder questões importantes para o alinhamento de futuros investimentos.

Depositphotos.com/lightkeeper A análise dos retornos de investimentos é essencial para o alinhamento de estratégias.

Através do cálculo do ROI é possível definir quais as iniciativas que apresentaram resultados mais satisfatórios e determinar os investimentos de maior rentabilidade.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil decidir o destino de verbas futuras e minimizar o aspecto de imprevisibilidade comum aos novos projetos e campanhas.

No caso de campanhas que não tenham como objetivo principal trazer um retorno financeiro efetivo e direto é necessário estabelecer os indicadores relevantes em cada situação antes de se analisar os resultados. Como é o caso das campanhas em mídias sociais, que envolvem diversas métricas, tais como: número de fãs/seguidores, número de impressões, interações, comentários, entre outras.

Nestas situações, também devem ser levados em conta os efeitos não mensuráveis, como a geração de buzz, envolvimento dos clientes e construção de brand awareness.

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