Marketing na InternetQuando foi criada a partir de iniciativas militares na década de 1950, a internet tinha o propósito de ser uma rede de compartilhamento de informação de caráter científico e de pesquisa. Ela só se difundiu a partir do começo da década de 90 com a adoção do formato de hipertexto que tinha por objetivo facilitar esse compartilhamento. A natureza colaborativa da proposta adotada possibilitou que os usuários por sua vez desenvolvessem outras funcionalidades para a internet, desencadeando inúmeras transformações no cotidiano de pessoas e de empresas.

Até se estabelecer como a mídia que você conhece, a internet passou por diversos avanços. Apesar de seu propósito ter se alterado, ela nunca deixou de ser um espaço colaborativo. Atualmente a rede mundial está ao alcance de milhões de pessoas que estão à procura de informações, notícias, lazer ou até mesmo de clientes ou oportunidades de negócio.

Assim como os usuários fizeram, as empresas também buscaram expandir sua atuação nesse novo mercado, criando novas funcionalidades para a rede. Entretanto hoje, as necessidades delas vão muito além de um website e de um endereço de e-mail. Para realizar negócios, conquistar novos clientes e se destacar, além de estar na web é preciso que a empresas tenham uma estratégia que compreenda mais do que os modelos tradicionais do mercado fora da rede. Por isso é importante que os profissionais de marketing por trás delas estejam em dia com todo o arsenal de ferramentas que a internet proporciona.

O marketing praticado pela rede também envolve um grande conjunto de esforços e para promover um negócio é necessário entender que este é um ambiente competitivo e de mudanças constantes. Antes de procurar ferramentas do marketing na internet para promover um negócio é interessante saber por que ele é tão vantajoso.

Assim como funciona em qualquer outra mídia, na internet também é possível comprar espaço para anúncios, seja com um banner ou por um link patrocinado. O investimento na compra de espaço em mídia na internet possibilita, muitas vezes, a obtenção de resultados com custos significativamente reduzidos. Frente às taxas cobradas por mídias tradicionais como a televisão, ações de marketing na web como anúncios se mostram muito menos dispendiosas. Com apenas uma fração do investimento habitual, anunciantes são capazes de alcançar uma ampla audiência.

A facilidade em se obter resultados mensuráveis em quase todas as variáveis de uma campanha realizada pela internet é outro aspecto que conta a favor em relação ao marketing digital. Em poucos cliques é possível ter acesso a praticamente todos os dados de navegação de um site.

Confira outras formas de promover negócios pela internet visitando a página do curso de gestão em marketing digital da Internet Innovation e saiba como você pode implementar estratégias de compras coletivas, Facebook Marketing e Mobile Marketing em sua empresa. Clique e conheça também os recursos de otimização de sites com a análise de métricas especialmente direcionadas para o web marketing. Aprenda na prática a utilizar as ferramentas mais usadas pelos profissionais de marketing digital mais reconhecidos do mercado, como técnicas de SEO, compartilhamento de vídeos e interação com consumidores, etc.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *