O Facebook tem se tornado uma poderosa plataforma de negócios, capaz de atrair empresas de diferentes setores e portes. O sucesso da rede se deve ao fato de ser um espaço democrático do ponto de vista econômico, uma vez que não exige altos investimentos. Tanto os usuários como as marcas podem aproveitar as oportunidades para ganhar dinheiro, seja com anúncios, posts patrocinados ou programas de afiliados.

flickr.com / Master OSM 2011 Usuários e marcas podem aproveitar o Facebook para ganhar dinheiro com anúncios, posts patrocinados ou programas de afiliados.

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Quem tem um negócio na web pode utilizar o Facebook como ferramenta de marketing para conquistar novos clientes e alavancar as vendas. A rede é hoje um importante canal de publicidade, considerado por muitos como “o novo horário nobre” das marcas. Além disso, oferece a possibilidade de direcionar as campanhas conforme o perfil do usuário almejado, com base em dados como idade, gênero, cidade, estado civil e até interesses específicos.

Segundo uma pesquisa da Virtual Target, as redes sociais são responsáveis por 16% dos visitantes que fecham vendas no e-commerce. O potencial de conversão desses canais tem aumentado cada vez mais o interesse de empresas neste tipo de publicidade. Só no Brasil, o Facebook já exibe cerca de 51 milhões de anúncios.

Veicular mensagens de outras marcas
Se você tem uma página popular, com um grande número de seguidores ou que se destaca em algum segmento específico, pode negociar com marcas a divulgação de anúncios e conteúdo comercial em seus posts.

Para atrair o interesse das empresas, sua página deve ser referência em determinado assunto. Dessa forma, terá credibilidade para indicar produtos e serviços para o seu público.

É importante, no entanto, que as publicações publicitárias sejam identificadas para que os usuários saibam que se trata de um conteúdo pago.

Programa de afiliados
São muitas as lojas que oferecem programas de afiliados para o Facebook. Nesses programas, o usuário recebe um ID único, e ganha uma comissão pelas vendas convertidas por meio de seu perfil.

Uma boa dica para quem quer ganhar dinheiro com esse tipo de marketing é começar com marcas bem conhecidas — como Amazon, iTunes e Magazine Luiza, que disponibilizam bons programas de afiliados — e apostar em produtos que sejam do interesse de sua rede de amigos.

Esse tipo de comércio online, chamado de Social Commerce, tem atraído cada vez mais empresas. O sucesso da estratégia se deve ao fato de ser uma venda social. Nesse caso, a publicidade se torna mais eficiente por ser referendada por um amigo.

Venda de Likes?
Não caia nessa! Gestores de redes sociais não estão interessados em comprar likes, pois sabem que não é este o propósito do Facebook. A essência do Marketing nestes canais é a segmentação do público, a possibilidade de criar um relacionamento com pessoas realmente interessadas na marca.

Por isso, o número de fãs de uma página não é sinônimo de sucesso ou fracasso. Para avaliar os resultados das estratégias neste canal, é preciso levar em conta muitos outros fatores.

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