Criação de Blogs CorporativosOs blogs surgiram há 15 anos e são uma das mais simples estratégias de comunicação online e, mesmo assim, ainda é mal ou totalmente não utilizada por milhares de empresas nos dias de hoje.

Blogs corporativos são espaços de fácil atualização na internet e fazem parte do site institucional da empresa. Devem conter informações relevantes sobre a atuação da empresa, notícias e curiosidades da área de atuação, assuntos de interesses ligados aos seus processos, calendário corporativo, incentivos e até o que apareceu na mídia sobre a empresa.

Tudo isso depende de um prévio planejamento de conteúdo. Dentro desse planejamento devem ser identificados alguns pontos, principalmente o público-alvo, a periodicidade de publicações, a estrutura básica das publicações, as editorias, entre outros.

Uma das maiores dificuldades é de como manter seu blog corporativo e não saber como impulsioná-lo a fim de ter uma grande audiência. Para conseguir manter o blog sempre ativo é necessário um planejamento mensal. Estude todo o tipo de assunto que sua empresa pode abordar dentro das suas competências. Esses assuntos podem e devem ter a ver com a atualidade e comemorações que existem no mês. Os assuntos a serem abordados são chamados de pautas. Lembre-se que se sua empresa vende produtos eletrônicos, a pauta não deve ser sobre “dicas de como cuidar do seu cão”, por exemplo. Mas pode falar sobre reciclagem de materiais eletrônicos.

Não perca o foco. Com um planejamento mensal e com as pautas que conseguiu levantar em mãos, é a hora se programar. Divida bem as publicações durante as semanas. Cuidado ao definir um planejamento de publicações diárias ou mais de uma por dia sem uma equipe dedicada. Sua empresa tem pessoal disponível para essas atividades? Eles darão conta do recado? É comum no começo a existência de muitas pautas e a vontade de postar tudo de uma vez. Com o passar do tempo, essa procura pode começar a ser dificultada. Guarde algumas pautas para outros meses.

Planejamento na Criação de Blogs CorporativosÉ importante criar uma coerência tanto em periodicidade, quanto à estrutura e ao visual dos posts. A empresa deve ter a consciência de fazer alguns testes no período inicial até definir, de fato, todas essas diretrizes. Procure descobrir qual é o tamanho ideal do texto para o seu público-alvo e definir a quantidade de fotos e como elas estarão dispostas pelo texto.

Outro ponto fundamental é definir um objetivo para esse blog. Quem será seu público-alvo? Será direcionado para seus empregados (audiência interna) ou para clientes, parceiros, mercado (externos)?

A facilidade de usar essa ferramenta é a principal vantagem. Em questão de minutos, sem muita complicação, é possível ter um artigo publicado na internet sem a necessidade de profissionais como programadores e webmasters. Porém, é necessária uma seriedade quando se fala de blogs corporativos. Por ser um canal de comunicação e apresentação da empresa, o uso correto de português, assim como o jeito de abordar determinados assuntos e o tipo de imagens a serem inseridas, devem condizer com o posicionamento empresarial. Por isso, esse trabalho deve ser feito por uma pessoa ou equipe profissionalizada, preferencialmente jornalistas formados e redatores com experiência, podendo ser feito internamente no departamento de marketing ou externamente através de uma agência de comunicação.

Um ponto essencial que muitas vezes passa despercebido pelas empresas é a não promoção desse espaço. Como os leitores irão achar seu blog na internet? Assim como é necessário fazer publicidade para que o público conheça seu produto, a empresa deve fazer ações de divulgação e otimização para mecanismos de buscas (SEO) do seu blog empresarial. Só assim o blog terá uma audiência significativa, relevante e que possa contrair novos clientes.

Criação de Blogs CorporativosVale lembrar que o uso da ferramenta é gratuito e algumas plataformas oferecem um plano opcional pago que disponibiliza mais espaço em disco, recursos extras, uma infinidade de temas visuais e até compra de domínio. Ou seja, se sua empresa quer um tipo de blog com muitas modificações dos temas que o serviço oferece ou com um layout personalizado, ela deverá contratar o serviço pago que não chega a ser um valor caro.

Há também, em alguns temas, a fácil adaptação da estrutura do blog tanto para navegação no desktop quanto para smartphones e tablets.

O WordPress é o sistema de blog mais utilizado no mundo corporativo e, de acordo com seu site, possui mais de 65 milhões de blogs em mais de 120 línguas. Cerca de 100 mil novos blogs são criados por dia no WordPress e mais de 368 milhões de pessoas acessam 4,1 bilhões de páginas a cada mês. Os números são impressionantes também na quantidade de publicações que chegam a alcançar 41,5 milhões de posts com 53,2 milhões de comentários por mês.

Separamos uma lista de 15 plataformas gratuitas de blog existentes hoje de acordo com sua popularidade, confira:

  1. 1. WordPress.com – Disponível em português.
  2. 2. Blogger.com – Disponível em português.
  3. 3. Tumblr.com – Disponível em português.
  4. 4. LiveJournal.com
  5. 5. Bravenet.com
  6. 6. Xanga.com
  7. 7. InsaneJournal.com
  8. 8. Blog.com
  9. 9. EduBlogs.org
  10. 10. Blog.co.uk
  11. 11. Journalfen.net
  12. 12. BlogText.org
  13. 13. Blogsome.com
  14. 14. Gather.com
  15. 15. OpenDiary.com
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