Planejamento estratégicoA velocidade das mudanças tecnológicas tem tornado mais acirrada a concorrência entre as empresas. E praticamente todas aquelas com alguma atuação nos meios digitais têm de usar algum método para não serem pegas de surpresa. Muitas delas contam com a elaboração de um planejamento estratégico digital para não ficar à deriva. Mais do que uma questão de estratégia de mercado, o planejamento digital é essencial para fornecer as bases para a definição das diretrizes para futuras tomadas de decisão no ambiente da internet.

Mas, antes de dar continuidade à leitura do texto é importante mencionar que o objetivo aqui é nos distanciarmos dos rigores do planejamento estratégico da disciplina de Administração. A finalidade principal é dar dicas de como montar o seu planejamento estratégico digital de forma breve e agradável. Caso encontre dificuldade no desenvolvimento de alguma das etapas do planejamento, sugerimos que busque o apoio de uma literatura específica nesta área.

Planejamento EstratégicoO planejamento estratégico digital está muito relacionado à capacidade das empresas em compreender o atual contexto de negócios no qual estão inseridas. Fatores como a pressão competitiva exercida pela internet e o contínuo processo de mudanças fazem com que elas tenham de se ajustar constantemente às demandas desse ambiente. Por isso, a primeira etapa de elaboração do planejamento estratégico digital consiste no levantamento de informações relacionadas à situação geral da empresa.

Nesse momento é importante reunir o maior volume de informação possível sobre a empresa, sua atuação no mercado, seu público-alvo e etc. E tanto os aspectos internos e externos devem ser considerados. Isso faz com que essa seja a etapa mais trabalhosa na elaboração de qualquer planejamento.

Utilizar uma matriz de análise SWOT é uma das maneiras mais rápidas de analisar a situação da empresa e contribui com a formulação de futuras estratégias organizacionais que possam maximizar resultados e minimizar deficiências. Com a síntese de toda essa informação analisada e com base nos princípios organizacionais da empresa, poderá ser realizado um diagnóstico, no qual ela buscará dar sequência ao planejamento estratégico digital com a formulação de objetivos.

Planejamento EstratégicoA formulação de objetivos é a segunda etapa do planejamento estratégico digital e deve ser feita de maneira clara e seguir de acordo com a realidade da empresa. Tudo aquilo que for assinalado como objetivo dentro do planejamento deve estar dentro das possibilidades de alcance.

Uma boa maneira de simplificar essa tarefa é atribuir metas mensuráveis para cada objetivo assinalado dentro do seu planejamento estratégico digital. Por exemplo, se um dos seus objetivos é aumentar o número de visitas em sua página, é importante indicar aqui qual o aumento esperado, fornecendo uma estimativa ou indicador de tráfego, sejam eles expressos em números ou em porcentagens. Deve-se atribuir ao menos uma meta para cada objetivo determinado. Essa metodologia permitirá que você observe de forma mais tangível os resultados obtidos.

Planejamento EstratégicoOs meios utilizados para alcançar os objetivos assinalados devem ser descritos na etapa posterior, que corresponde à proposta de plano de ação. Dentro do planejamento estratégico digital, essa é a etapa na qual será definido o caminho a ser traçado pela empresa e na qual ela própria terá de definir os métodos, técnicas e ferramentas que serão usados para alcançar o resultado proposto nos objetivos e metas definidos anteriormente. É essencial que ao final dessa etapa também esteja formalizada uma metodologia de mensuração para todo planejamento estratégico digital. Dessa forma, também se torna possível verificar a eficácia das ações.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *