Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como Obter Certificação do Google Adwords e Analytics

Google

Como Obter Certificação do Google Adwords e Analytics

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

GoogleO aperfeiçoamento profissional é uma prática essencial no mercado do marketing digital e de internet. O amplo arsenal de ferramentas faz o setor ser um dos mais competitivos no que diz respeito ao conhecimento exigido dos profissionais.
Tendo em vista este cenário, como um leigo pode saber se as agências ou os profissionais contratados para fazer a gestão de suas campanhas online estão prestando um serviço qualificado? Essa foi uma das razões pela qual o Google instituiu os programas de certificação para suas principais ferramentas de marketing, o AdWords e o Analytics. Além de trazer mais segurança aos clientes no momento de contratar o serviço de publicidade online, a qualificação realiza um papel de reciclagem e de integração graças aos benefícios que o próprio Google oferece.

Google AdWords

Google AdwordsA qualificação individual do Google AdWords é mundialmente reconhecida e o certificado é conferido somente aos profissionais que demonstram competência no gerenciamento de campanhas com links patrocinados. Para obter essa qualificação é preciso que o profissional tenha aprovação em dois exames, além de pagar a taxa de US$ 50.
No primeiro teste o profissional deve mostrar que tem conhecimento quanto aos princípios de publicidade do Google. A exigência de acerto é de no mínimo 85% das 120 questões e a validade do exame é de dois anos.
Após ser aprovado no primeiro teste é necessário que o profissional passe em um dos três exames de certificação de nível avançado para dar continuidade ao programa. O exame com foco no aprofundamento das técnicas de publicidade e no gerenciamento de campanhas do Google AdWords tem como exigência o acerto de mínimo de 80%. Já o exame que aborda as técnicas de relatórios e as ferramentas de análise, como o Google Analytics exige o acerto mínimo de 75% das questões. E o exame que se refere aos anúncios exibidos no YouTube e na Rede de Display do Google tem pontuação mínima exigida em 70%.
A validade de todos os exames de nível avançado é de apenas um ano, exigindo que os profissionais sempre estejam atualizados. A aprovação dá ao profissional o direito de receber um certificado e ele também passa a ter uma página de perfil individual na internet, na qual consta sua conquista.
A obtenção desse tipo de qualificação também confere vantagens às agências especializadas em campanhas de links patrocinados. Para conquistar o status de Parceiro certificado do Google basta comprovar que ao menos um dos integrantes da equipe da agência tenha obtido a certificação individual, além de ter gerenciado uma verba de anúncios superior a US$ 10 mil nos últimos 90 dias.
A partir daí, a empresa passa a integrar o diretório de parceiros do Google, por meio do qual é possível captar novos clientes. Outro benefício garantido às agências qualificadas é o acesso aos canais de suporte especializado com a equipe de marketing do Google. A agência passa a receber também cupons promocionais e oportunidades exclusivas.

Google Analytics

Google AnalyticsOs técnicos em web analytics sabem que o mercado exige que eles consigam sempre o melhor desempenho de suas páginas. E o programa de qualificação individual do Google Analytics possibilita que diversas de suas habilidades sejam aprimoradas. Os benefícios garantidos aos aprovados no exame incluem desde o suporte a questões técnicas e contato com a equipe de Marketing do Google, até a participação em eventos exclusivos.
O exame de certificação é totalmente realizado em inglês, sendo formado por 70 questões e com índice mínimo de acerto em 80%. Não existem outros pré-requisitos para realizá-lo, mas é preciso desembolsar US$ 50. E na própria página do Google Analytics os profissionais têm acesso às lições do curso online para se preparem para o exame.
Como existem algumas funções do Analytics que estão integradas ao AdWords, é recomendável que o profissional que queira agregar essa qualificação ao seu currículo também tenha bom conhecimento em campanhas de links patrocinados.
O conteúdo dos cursos da Internet Innovation traz aos alunos o que há de mais atualizado com relação às avaliações feitas pelo Google e o profissional já sai preparado para enfrentar os exames mais exigentes do mercado.