O Google Analytics é indispensável para quem possui um e-commerce. Isso porque a ferramenta fornece dados que permitem o monitoramento de acessos do site, além de análise dos resultados. Assim, é possível identificar as melhores estratégias e alavancar as vendas.

Para tirar proveito deste aplicativo, o primeiro passo é a correta instalação em todas as páginas de sua loja, atentando-se à configuração que identifica o site como comércio eletrônico – que possui uma seção específica no Analytics.

picjumbo.com / Viktor Hanacek O Google Analytics é indispensável para identificar as melhores estratégias e alavancar as vendas. do e-commerce

Também é importante saber como as métricas apresentadas podem ser utilizadas para promover mudanças e melhorar o desempenho de seu site. Confira as informações abaixo e aprenda a lidar melhor com a ferramenta:

Visitantes

Nessa aba, é possível encontrar informações importantes sobre o perfil dos visitantes, o que será muito útil na hora de traçar um plano de marketing adequado. Outro dado interessante que a página oferece é o número de vendas relacionadas a novos visitantes.

Se um número expressivo do faturamento estiver ligado aos novos clientes, por exemplo, significa que as estratégias de divulgação – SEO, links patrocinados, redes sociais – estão dando certo. Por outro lado, esta situação revela que as estratégias voltadas para a fidelização de clientes precisam de ajustes.

Origens de tráfego

Com esses dados, é possível analisar a performance de cada canal, bem como campanhas e ações de marketing.  Com isso, é possível saber, entre outras coisas, se o SEO está funcionando, se sua campanha de links patrocinados está correta, quais palavras-chave geram mais compras e quais sites trazem mais retorno.

Aba Comércio Eletrônico

Essa aba disponibiliza números de faturamento, quantidade de produtos vendidos, ticket médio das vendas, melhores dias de venda, entre outros dados importantes para a avaliação de seu negócio.

Também é possível aplicar filtros para analisar a performance de produtos específicos e descobrir informações como os canais que mais geraram vendas de determinado item e as regiões que mais demonstraram interesse.

Teste A/B

A utilização da técnica de Teste A/B é uma das formas mais eficientes para aprimorar as diversas funções de um comércio eletrônico. O Google Analytics oferece gratuitamente essa ferramenta, que permite testar diversas versões de uma página, comparar o desempenho de duas ou mais páginas aleatórias apresentadas aos visitantes e determinar o objetivo específico para a meta de conversão.

Esses testes ajudam a identificar os problemas e promover as mudanças mais adequadas para melhorar o desempenho e garantir um crescimento significativo da taxa de conversão.

Para saber como explorar todas as funcionalidades e o potencial desta ferramenta, participe do curso de Google Analytics da Internet Innovation e descubra a melhor forma de trabalhar suas estratégias e campanhas na web e aumentar a conversão de seu negócio.

Internet Innovation

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