O conteúdo criado para a web – seja para um blog, site ou redes sociais – tem um perfil diferente daquele veiculado em mídias impressas. Na internet, a experiência do usuário/leitor costuma ser mais dinâmica, rápida e interativa, uma vez que a disponibilidade de canais e informações é cada vez maior e, consequentemente, as opções e distrações são infinitas.

Depositphotos.com/andresr Um conteúdo de qualidade dever ser amigável aos mecanismos de busca e atrativo aos usuários.

Para atender este novo comportamento e captar a atenção do público, os textos da web seguem técnicas específicas que se baseiam, essencialmente, na objetividade, clareza e simplicidade. No post de hoje, listamos alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de produzir um texto bom para os usuários e “amigável” para os buscadores.

Escrevendo para os usuários

 

Pense em um bom título

Em meio ao grande volume de informações na internet, é preciso encontrar uma forma de se destacar entre os diversos posts, tweets, notícias e e-mails que inundam as páginas dos usuários. Um dos jeitos mais comuns e eficazes de chamar a atenção do leitor para o seu conteúdo é através de um título atrativo. O título deve servir como um convite ao clique e a leitura de seu texto, portanto, seja criativo.

Facilite a leitura

Para despertar o interesse do usuário, não só o conteúdo, mas o formato e a organização das informações contam muito. Um texto corrido, sem distribuição de parágrafos, provavelmente cansará o leitor, que logo desistirá da sua página. Uma boa dica para tornar o texto escaneável, de fácil leitura, é quebrá-lo em parágrafos – tente não deixá-los longos! –, usar subtítulos e palavras em negrito. Desta forma, poderá identificar com mais facilidade a informação que procura.

Seja claro e objetivo

Na web, para não perder a atenção do leitor – que tem a sua disposição uma enorme quantidade de fontes e informações –, você precisa ser direto. Comece pelo mais importante, para prendê-lo na leitura. Mas saiba que criar um texto simples e claro, não significa que ele precisa ser “engessado” e apenas repetir padrões. A criatividade é muito bem-vinda. Evite apenas a “enrolação”, o que geralmente desanima o leitor.

Escrevendo para os mecanismos de busca

Escolhas as palavras-chave

Além de agradar o usuário, para se destacar na web é preciso criar um conteúdo “amigável” para os mecanismos de busca. Uma das principais estratégias de SEO aplicável aos textos é a inclusão de palavras-chave. A escolha dos termos adequados e a utilização deles ao longo do texto é fundamental para o posicionamento do conteúdo. Na hora de defini-las, é importante levar em conta o volume de busca, a dificuldade e relevância para o negócio.

O uso das palavras, no entanto, deve ser equilibrado. Não adianta repeti-las exageradamente, isso não ajudará na otimização e tornará o texto cansativo.

Use palavras-chave nos títulos e subtítulos

O título é o item mais importante para indicar o assunto e também é o primeiro ponto “analisado” pelos robôs dos buscadores. Você deve, portanto, incluir a palavra-chave nos títulos e subtítulos do artigo. Além de facilitar a identificação do conteúdo, estes termos atraem os indexadores dos mecanismos de pesquisa, ajudando no posicionamento da sua página.

Dicas para a qualidade e relevância do conteúdo

Pesquise temas “em alta”

Os assuntos do momento e as polêmicas sempre atraem a atenção do público. Se o “tema do dia” faz parte do universo do seu site, não deixe de abordá-lo. Assuntos deste tipo sempre geram comentários e a interação é um dos indicativos de relevância para os mecanismos de busca.

Crie listas

Este formato de post sempre agrada o usuário – e o Google! Isso porque é uma maneira eficiente de organizar as informações e apresentar os pontos mais relevantes sobre o assunto.

Aposte nos Reviews, Tutoriais e Pesquisas

Este tipo de conteúdo faz sucesso na web, pois são requisitados com frequência pelos usuários. Além de relevantes, dão credibilidade e ajudam a fidelizar leitores.

Foto: freeimages / jcam

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *