O SEOmoz foi afetado pelas atualizações do Panda do Google? Depende da maneira como você interpreta as coisas. Desde a primeira atualização em fevereiro de 2011, o tráfego orgânico de busca para o SEOmoz aumentou em 49%.

Para ser justo, as datas em que o Panda entrou não correspondem a períodos em que vimos ganhos em tráfego. Nesse período, nós implementamos conteúdo original, posts de blogs populares, introduzimos novas ferramentas e fizemos grandes melhoras em SEO. De certa maneira, podemos dizer que somos bons em não sermos penalizados pelo Panda.

Olhando para os sites que perderama maior parte de seu tráfego quando o Panda entrou, estou impressionado com o quão pobremente formatados a maior parte desses sites ainda está, meses depois. Alguns deles fizeram melhorias, mas parece que muitos webmasters decidiram que simplesmente não valia a pena o esforço, desistiram, ou simplesmente não sabiam o que fazer.

Panda – a versão em dois minutos

O Panda começa com avaliadoreshumanos de qualidade que olham centenas de sites. Computadores, usando aprendizados de máquinas, então são trazidos para imitar os avaliadores humanos. Quando o algoritmo se torna preciso o suficiente em predizer o que os humanos tinham avaliado, então ele é lançado em milhões de sites através da internet.

A questão é: o Panda começa a partir de um ponto de vista humano, não de uma máquina. Podemos olhar para esses sites com olhos humanos e ver o óbvio.

Lembre-se, o Panda é uma penalidade que atinge todo o site, não uma página do site. Portanto, se uma certa porcentagem das suas páginas estiver abaixo do algoritmo de qualidade do Panda, todo o seu site sofrerá. Conserte o número suficiente dessas páginas e
você pode se recuperar.

Nota: eu usei screenshots reais tiradas de sites bem conhecidos de serem abatidos pelo Panda. Não quero gritar com ninguém, nem estou encrencando com nenhum site em particular. Pelo contrário, todos temos muito que aprender a partir desses exemplos. Além disso, muitos desses tópicos foram cobertos no excelente post do Dr. Pete, Fat Pandas and Thin Content. Vale a pena dar uma olhada.

1. Área ocupada por template pesado

Você já olhou para um site e seperguntou, “Where’s the Beef?” (“Onde está o bife?”). Considere a página abaixo.
Quanto conteúdo original existe acima da dobra?

Este footprint template cria umraio pequeno de conteúdo original. Ninguém sabe o limite exato para o que qualifica para conteúdo duplicado do ponto de vista de uma máquina, mas isso claramente viola todos os padrões humanos.

Aqui no SEOmoz, nossa plataformaPRO usa um limite de 95% para julgar o conteúdo duplicado. Isso significa que se 95% de todo o código na sua página corresponderem com outra página, ele é marcado como duplicado. Para checar seus próprios raios, tente esta elegante ferramenta de conteúdo duplicado.

2. Conteúdo vazio

Você vê páginas que simplesmenteexistem para linkar outras páginas? Eu encontrei esta página com alta autoridade na faq.org
em menos de 10 segundos, o que indica que existem muito mais.

Sim, essa é a página inteira, aímesmo. E que tal esta página do Suite101? Eliminar esse tipo de páginas de conteúdo vazio, ou  simplesmente adicionar bom material, ajudará bastante a eliminar as penalidades do Panda.

3. Artigos redundantes e sobrepostos

Cada página do seu site deveendereçar para um tópico específico, em vez de endereçar para uma variação levemente diferente de uma palavra-chave. Quantas variações de “Acai Berry Cleanse” um website precisa?

O exemplo acima é de uma ”fazenda de conteúdo” muito conhecida. Essa é uma das muitas razões pelas quais acredito que o Panda vai com tanta força nos sites de artigos – páginas e páginas de artigos que se sobrepõem que visavam a palavras-chaves em vez de de
humanos. Combinar esses artigos com alguns recursos altamente úteis poderiam diminuir a confusão.

4. Grande raio de anúncios

Eu entendo a tentação. Não conseguimos escapardela. O Google até nos pede para encher nossos sites de anúncios. Mas o time do Adwords está separado do time de spam liderado por Matt Cutts. Não espere que ambos te deem o mesmo conselho.

Otimizar para o Adsense não significa otimizar para busca. Fico feliz que o Google mantém seus departamentos separados, mas mensagens mais consistentes da empresa como um todo poderiam reduzir a frustração dos webmasters.

5. Links afiliados e conteúdo automaticamente gerado

Se uma máquina construiu suas páginas com o mínimo de intervenção humana, o Google desvalorizará você. Vemos isso sempre em sites com múltiplos afiliados na internet.

Ressalva: Eu prevejo que um diaas máquinas serão capazes de produzir páginas web indistinguíveis dos conteúdos gerados por humanos. Até lá, evite fazer isso.

Desbancando o Panda – Diminua os pecados

É minha crença pessoal que os 5 pecados acima, sozinhos ou combinados, são responsáveis pela grande maioria de penalidades
do Panda. Ainda assim, os webmasters parecem perplexos quando precisam resolver esses problemas.

O Dr. Pete Me mostrou um post do Webmasterworld de Duane Forrester. Apesar de ele estar falando sobre o Bing, ele explica a situação do Panda também.

Se um usuário pesquisa no Bing, nós retornamos o melhor SERP que podemos para a pesquisa. O usuário clica no primeiro resultado (como esperando, normalmente).

Eles caem no SEU website e…

1– estão tão engajados que esquecem o resto da internet por alguns minutos curtem sua glória, conseguindo a informação que eles queriam, e mais.

2– estão tão consternados que imediatamente clicam no botão voltar, imediatamente saindo do seu radar, nos alertando para o fato de que eles ficaram infelizes com o resultado que mostramos a eles – por qual outro motivo eles iriam voltar tão de repentinamente, sem consumir seu conteúdo? Infelizes.

Duane Forrester

Este é o futuro da web: quando oequivalente a olhos humanos olha cada página de seu site. Você gostaria que seu pai visitasse seu website? Você gostaria que sua mãe fizesse compras lá?

Rand acertou quando ele nos disse para melhorar nossas métricas de engajamento. Faça aprimoramentos legítimos no site que melhorem de fato a experiência do seu visitante. Você descobrirá que, ao reduzir a taxa de rejeição, aumentará as visualizações de páginas, e tempo no site tem o efeito colateral de deixar seus visitantes, e você, mais felizes.

?

Este artigo é uma republicação feita compermissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://www.seomoz.org/blog/beat-google-panda

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *