Designado pela sigla CPA, o Custo por Aquisição é um sistema para o pagamento de anúncios oferecido pelo Google AdWords no qual o anunciante é cobrado somente quando uma conversão é efetuada em seu site. Ao invés de pagar pelo preço do clique (CPC) ou pelo valor de mil exibições de anúncios (CPM), o anunciante paga somente pelo resultado obtido.

Depositphotos.com/wrangler CPA é o custo cobrado somente quando uma conversão é efetuada.

O processo ocorre de forma automática. Baseada no histórico de conversões do seu site, a ferramenta para o gerenciamento de anúncios sugere o valor dos lances de CPA médios a serem pagos por uma conversão. Se não concordar com o valor determinado pelo Google AdWords, o anunciante pode estipular o valor máximo dos lances que está disposto a pagar por suas conversões. Entretanto, diminuir o valor de CPA pode alterar o posicionamento obtido anteriormente com a média de suas conversões registradas, fazendo com que o anúncio caia uma ou mais posições.

É importante deixar claro que ao optar por utilizar esse sistema o anunciante estará automatizando sua campanha. Ele terá menos controle quanto ao posicionamento dos seus anúncios e também continuará sob a influência de variáveis como a taxa de cliques (CTR) e o índice de qualidade de anúncios.

Convencionalmente, em português, esse sistema é chamado de custo por aquisição. Em inglês, o sistema é conhecido como cost per action, que quer dizer custo por ação e também é representado pela sigla CPA. Essa diferença de nomenclatura acontece porque em muitas situações as conversões estão relacionadas a uma compra. Fora do ambiente de internet essa metodologia é conhecida pela sigla PPL, em inglês pay per lead e é pouco utilizada.

Para poder contar com esse sistema de pagamento é necessário que sua campanha no Google AdWords atenda antes a alguns pré-requisitos. Uma campanha está apta a usar o sistema de lances por CPA somente quando o Acompanhamento de Conversões estiver ativado. Também é necessário que a campanha tenha obtido ao menos 15 conversões nos últimos 30 dias.

Assim que tiver alcançado esses requisitos você poderá acessar os Detalhes de Sua Campanha e alterar as opções de Lance e Orçamento, marcando a opção Foco em Conversões e ativando assim o Otimizador de Conversões. Após essa etapa você terá de definir o tipo de lance de CPA que pretende utilizar. O otimizador de conversões do Google AdWords recomenda automaticamente lances de CPA para a sua campanha e você pode ainda personalizar os seus lances de CPA caso não queira utilizar o valor estipulado pela ferramenta.

É importante ressaltar que este é um método que não necessariamente reduzirá os seus custos com links patrocinados. Por isso, recomendamos que o anunciante sempre realize testes para avaliar se o Custo por Aquisição é uma boa opção para seus anúncios. Também não existe nenhum problema caso o anunciante queira voltar a utilizar o sistema de CPC ou CPM. Veja nessa outra postagem do Blog da Internet Innovation como funciona o Google AdWords.

Internet Innovation

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