As mídias sociais são as melhores ferramentas que podemos utilizar para reforçar a presença da sua marca. Porém, mesmo com todos os seus poderes e capacidades, esse canal popular de internet não oferece nenhuma garantia. Para melhorar a presença da sua marca, você precisa da ajuda de estratégias bem executadas – como essas:

1. Esforce-se para cumprir as metas

Quais são suas metas com as mídias sociais? Aumentar sua lista de contatos? Conseguir mais vendas?  Grandes ou pequenos, todos os negócios devem se esforçar para alcançar o que desejam, através da mídias sociais. Esforce-se para produzir melhores resultados em 2014 do que em 2013. Procure aumentar o engajamento das suas comunidades online. Use as mídias sociais com um propósito em mente!

2. Escolha os canais certos

Algumas empresas direcionam seus esforços de exposição da marca no Facebook. Outras, focam no Twitter. Resumindo, você tem uma variedade de sites a sua disposição. Não há nada de errado em usar mais de uma rede, mas fique ciente de que nem todas as plataformas são compatíveis com seu negócio.  Escolha uma ou duas e dedique seu tempo e recursos a elas.

3. Invista com Moderação

Inicialmente, você precisará de algum tipo de investimento para fazer as mídias sociais funcionarem.  Talvez sejam alguns reais por dia em anúncios por clique ou em posts patrocinados. Talvez, uma campanha mais elaborada.  Determine quais recursos você tem disponível para as mídias sociais e use-os onde eles forem necessários.

4. Seja ativo

Ações nas mídias sociais são um processo, e para conseguir um sucesso duradouro, você precisará mantê-las a com certa frequência e constância. Construir uma presença forte se resume em gerar uma conscientização da sua marca e construir relacionamentos. Ambos tomam tempo. Exercite sua paciência e seus esforços valerão a pena.

5. Tenha um plano para conteúdo

Quando se trata de mídias sociais, uma grande parte de se manter ativo é entregar conteúdo constante através dos canais selecionados. De notícias interessantes a fotos engraçadas, as pessoas usam a internet para consumir todo tipo de conteúdo. Brinque com os diferentes tipos de conteúdo para ver o que seu público gosta e alimente-os sempre que possível.

6. Seja compreensível

Se você tiver sorte, fãs e seguidores irão responder às suas atualizações e tweets com frequência. Isso é uma coisa boa, mas vai depender de como você responde aos seus comentários. Se o público estiver deixando comentários positivos ou negativos, cabe a qualquer empresa engajá-los e manter a conversa fluindo. É desta forma que os relacionamentos são construídos.

7. Transforme formadores de opinião em embaixadores

Michael Jordan para Hanes nos EUA. Ronaldo para Claro aqui no Brasil. Esses são alguns exemplos de embaixadores (pagos com muito dinheiro obviamente) e como eles representam grandes marcas lá fora e aqui. Nas mídias sociais, embaixadores são fãs leais que vão espalhar informações sobre a sua marca, produtos ou serviços para seu público alvo. Seu embaixador não precisa ser uma celebridade, mas pode ser alguém com influência suficiente para fazer a diferença.

8. Encoraje seu público a se envolver.

O público está sempre louco de vontade para interagir com as marcas que eles são fãs. As mídias sociais são o lugar perfeito para criar esse engajamento e só dependerá de você estender a mão para seus fãs.  Pergunte a eles sobre seu mais novo produto. Encoraje-os a mandar suas opiniões e tornarem partes ativas da sua comunidade. Dê a eles uma razão para participar e é bem provável que eles aproveitarão a chance.

9. Aprenda com a Concorrência

As regras de uma boa estratégia de marketing em mídias sociais ainda estão sendo escritas. Sabendo disso, você não deve hesitar em pegar dicas de todas as outras marcas que puder – até mesmo de sua concorrência. A concorrência provavelmente tem um plano para seguir pois eles tem o mesmo público que você e provavelmente tem os mesmos objetivos. Estude o que eles estão fazendo (conteúdo original, técnicas para engajamento etc) e alinhe a sua estratégia caso enxergue a necessidade.

10. Meça seus esforços

Marketing nas mídias sociais é mais mensurável do que a maioria pensa. Estatísticas em questões como curtidas, compartilhamentos e alcance falam muito sobre o tipo de impacto que você está causando.  Usando recursos de estatísticas como o Facebook Insights, Twitter Analytics e Hootsuite, você poderá aprender em que patamar você está e fornecer essas informações a sua equipe de marketing para que otimizações sejam feitas.

Mídias sociais podem fazer maravilhas para qualquer negócio. Quais as estratégias que estão fazendo a diferença para a sua marca?

Via @EcommerceBrasil
Por Felipo Madella

Internet Innovation

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