O marketing digital é hoje um amplo mercado de atuação para empresas, empreendedores e profissionais expandirem suas atividades. O ambiente digital já concentra as maiores cifras de investimento relacionadas à publicidade e existem oportunidades reservadas para esses três grupos desenvolverem suas plataformas de negócio. Usando a internet é possível desenvolver iniciativas capazes de gerar grandes taxas de retorno com baixo custo de investimento.

Depositphotos.com/bloomua O Google Analytics é uma ferramenta essencial para analisar o desempenho das campanhas.

A disputa por cliques é acirrada e é importante contar com uma ferramenta para analisar palavras-chave, métricas de navegação e conversões. É por esta razão que as agências e anunciantes procuram utilizar o Google Analytics. Mensurar os esforços de marketing é crucial para poder avaliar o retorno sobre as metas estipuladas. E como diversos aspectos podem influenciar nos resultados de uma campanha é preciso acompanhar cada detalhe de perto. Veja abaixo algumas idéias simples que você pode utilizar em sua página.

Integração do Google Analytics com o AdWords

Uma dica interessante é fazer uso da integração entre o Analytics e o AdWords para aprimorar o desempenho de campanhas com links patrocinados. Se você já anuncia no Google, o Analytics pode automaticamente fornecer todos os dados que você precisa para realizar a compra mais assertiva de palavras-chave. Os relatórios por sua vez dão a dimensão de como se comporta cada campanha, grupo de anúncio ou palavra-chave, mostrando quantas vezes o seu anúncio foi visto, quantos cliques recebeu, o custo de cada um deles, a taxa de conversão, entre outras informações.

Um recurso de grande utilidade obtido com a integração dessas ferramentas é a capacidade de monitorar de onde vêm os acessos feitos em suas páginas ou cliques em anúncios. Essa funcionalidade permite a visualização do tráfego por país, estado e cidade, trazendo assim a informação de quais os mercados mais valiosos.

Atribuindo metas de conversão

As metas de conversão são instrumentos bastante utilizados para verificar o cumprimento de certos objetivos em um site. O Google Analytics registra uma conversão sempre que uma meta estipulada for atingida. Dessa forma se torna possível, por exemplo, calcular a duração de uma visita em uma página ou verificar se o usuário efetuou o preenchimento de um cadastro.

A ferramenta ainda permite que um valor em dinheiro seja atribuído para uma determinada meta a título de comparação. Trata-se de um parâmetro usado para calcular o valor das ações realizadas pelos usuários em uma página.

Outra possibilidade de ação é o monitoramento de uma certa sequência de páginas percorrida pelo usuário até o cumprimento de uma meta. Essa funcionalidade é chamada de funil de meta e é usada principalmente para verificar se os usuários estão abandonando por alguma razão o site antes de chegarem a cumprir a meta.

Conheça o curso de Google Analytics ministrado pela Internet Innovation e descubra porque essa é uma das ferramentas mais úteis para os profissionais do marketing digital. Saiba identificar os melhores indicadores de desempenho para sua página. Aprenda a por em prática campanhas de links patrocinados escolhendo as palavras-chave mais assertivas usando a integração do Analytics com o AdWords.

Internet Innovation

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