O sucesso de uma página no Facebook não é apenas uma certa quantidade de likes recebidos, e sim fazer com que sua empresa interaja de alguma forma com o seu cliente.

Depositphotos.com/peshkova São diversas as opções de aplicativos para ampliar o potencial das redes sociais.

Pensando nisso, o Facebook possui sua API para desenvolvedores no mundo inteiro, não apenas para joguinhos, mas sim para aplicativos terceirizados que aumentem a experiência do internauta na rede social.

Uma das funções mais adoradas por empresas dentro dessa API, é o recolhimento de informações pessoais dos usuários quando esses concordam em instalar o aplicativo. É possível recolher e-mails, data de nascimento, local de residência, gostos musicais, dentre outras opções existentes nos perfis pessoais do Facebook hoje.

O leque de opções de aplicativos é bastante aberto. Ao mesmo tempo que é possível produzir um app personalizado para a sua empresa dentro do seu tipo de negócio e ação publicitária, existe uma tonelada de apps, tanto pagos quanto gratuitos, para serem instalados em sua página.

Esses programas podem ser encontrados diretamente no AppCenter do Facebook.

Existem aplicativos que facilitam o cadastro de clientes, criação de cupons de desconto, participação de usuários em concursos, envio de arquivos por fãs, etc. Há também apps que funcionam como links. Ou seja, é possível colocar um botão de destaque na sua página com imagem personalizada que, ao clicar, o usuário será redirecionado para a página que desejar. É possível até escolher se a página a ser direcionada seja exibida em um quadro dentro do próprio Facebook.

Talvez seja necessário uma pessoa com facilidade nessa área e domínio da língua inglesa para instalar e gerenciar esses aplicativos de maneira satisfatória.

Grandes empresas produzem aplicativos que interagem com os dados do usuário e produzem um material personalizado, como, por exemplo, um vídeo com as fotos mais curtidas do fã, ou transforma uma foto do amigo em um zumbi, entre outras ideias mirabolantes que os fãs adoram participar.

Produzir ou usar um aplicativo aumenta a interação e o alcance de sua fanpage, além de aumentar a fidelização e o grau de lembrança do fã. É preciso tomar cuidado com excesso de informações recolhidas porque a maioria das pessoas estão cada vez mais se preocupando com a sua privacidade.

Confira alguns apps que separamos para você começar a incrementar a sua fanpage:

  • TabSite – Gerenciador de botões na aba da página. Versão paga e gratuita.
  • Contact Me – Formulário de contato de clientes. Grátis.
  • UStreamLivestreamHangouts – Três apps para transmissão de vídeos direto no Facebook. Versões pagas e gratuitas.
  • thruSocial – Aplicativo cria uma página em branco dentro do Facebook onde poderá inserir uma série de widgets como desejar. Tem opções de Tumblr, Flickr, Youtube, entre outros. Versão paga e gratuita.
  • iDonate – App para arrecadação de fundos e doações. Grátis.
  • MenuTabs – Adiciona o cardápio do seu restaurante em seu perfil de negócios com opção de preços, ingredientes, anotações extras e opção curtir em cada prato.
  • Textual Ads – Aplicativo envia SMS para os celulares dos fãs da sua página. Instalação grátis, envio pago através de contratação de planos.
  • Work For Us – Com esse app é possível abrir uma vaga de emprego e receber candidaturas diretamente do Facebook. Pago.
  • BandPage – Esse aplicativo é feito para criadores de conteúdo, principalmente músicos e vloggers. Com ele é possível publicar músicas, podcasts, vídeos, fotos, adicionar biografia e data de eventos. Versão paga e gratuita.
  • Involver – Site que reúne aplicativos diversos.
Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *