Rumores de que o Facebook estaria trabalhando para criar uma ferramenta de busca se confirmaram nessa terça-feira, 16. Mark Zuckerberg e a equipe de engenheiros do Facebook revelaram em um evento em Melno, na Califórnia, um novo recurso para explorar interesses e atividades em comum, o Graph Search.

Flickr.com/ofnetsandthings Em evento em Melno, Mark Zuckerberg revelou um novo recurso para explorar interesses e atividades em comum, o Graph Search.

Lars Rasmussen, diretor de engenharia do Facebook, declara que o foco principal da ferramenta é ajudar as pessoas a realizarem novas conexões na rede social. Com ele os curiosos podem descobrir coisas simples como os amigos com interesses em comum ou ainda os amigos dos amigos que compartilham esse mesmo interesse por meio de fotos e outras informações compartilhadas.

Mark define a inovação como um novo pilar da rede social, junto com o News Feed e a Timeline.

Uma maneira diferente de buscar pessoas, fotos, lugares e interesses

A novidade será capaz realizar buscas mais específicas como, por exemplo, restaurantes em Belo Horizonte que os meus amigos curtiram, amigos que gostam de andar de skate e que moram em São Paulo ou ainda mesmo revelar as bandas que os seus amigos estão ouvindo, filmes e séries preferidas.

O Graph Search irá substituir o atual serviço de busca da rede social, o algoritmo criado pelos engenheiros do Facebook leva em conta principalmente as interações realizadas por usuários, como “likes” e comentários. A barra lateral ainda inclui filtros e possibilitam que você refine a sua busca. Caso o recurso não consiga responder algo, exibirá resultados de busca fornecidos pelo Bing, como já acontecia.

De acordo com a equipe de engenheiros do Facebook, por enquanto o Graph Search estará disponível somente em inglês. Você pode se inscrever na lista de espera e descobrir quem também já se candidatou a experimentar a novidade. Para se cadastrar basta acessar este endereço: www.facebook.com/graphsearch.

Para os especialistas em Social Media e Search Marketing a novidade não é uma grande surpresa. O próprio Mark Zuckerberg havia revelado em uma entrevista ao TechCrunch que o Facebook naturalmente investiria no desenvolvimento de uma ferramenta de busca de contexto social.

O Graph Search não altera nenhuma das definições de privacidade utilizadas pela rede social e somente as informações compartilhadas por seus amigos com você poderão ser visualizadas.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *