Com o crescimento do comércio eletrônico brasileiro e o aumento da concorrência entre empresas deste meio, investir em marketing digital se tornou uma questão prioritária.

Depositphotos.com/Elnur_ Para escolher as melhores e ferramentas para divulgação, é preciso planejamento.

Não se trata mais de questionar “quando” ou “quanto” investir, mas sim “como” direcionar os investimentos. Com a diversidade de canais, estratégias e ferramentas disponíveis, é preciso conhecimento e planejamento antes de definir opções que possam, de fato, alavancar os números do negócio.
A escolha dos principais canais faz parte de um planejamento de marketing detalhado que inclui, entre outras questões, a análise da concorrência e do mercado, definição de metas, recursos e do público-alvo. Com estes dados em mãos, é possível estabelecer um posicionamento e um plano de ação detalhado para cada canal.

Mas, para que as ações de marketing alcancem bons resultados, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer bem as ferramentas existentes. Compreender as particularidades, o potencial e a dinâmica de cada canal é imprescindível para o sucesso das campanhas.

Para ajudá-lo a conhecer um pouco sobre o assunto, separamos algumas informações importantes sobre canais estratégicos de marketing digital.

Google Adwords
Essa ferramenta do Google possibilita, através de links patrocinados em anúncios, gerar tráfego qualificado para o site. Seu mecanismo garante bons resultados, uma vez que está associado às palavras-chave do negócio. Desta forma, quando há a procura por essa palavra no buscador, o site aparecerá destacado entre os primeiros resultados.

Um estudo da Custora – uma plataforma de análise de e-commerce –, realizado em janeiro deste ano, mostra que os links patrocinados são responsáveis por 15% das vendas de e-commerce no mundo, ocupando o segundo lugar entre as principais ferramentas.

SEO
O SEO – Search Engine Optimization – engloba as estratégias aplicadas para otimização – técnica e de conteúdo – de sites a fim de melhorar o seu posicionamento nos buscadores da web.

Segundo pesquisas, 78% dos usuários utilizam sites de busca para a pesquisa de produtos e serviços. Deste modo, as técnicas de SEO apresentam grande potencial para o aumento da conversão e dos resultados no negócio.

Diferente do Google Adwards, o SEO não é pago. De acordo com o estudo da Custora, a ferramenta responde por 26% das vendas do comércio online no mundo.

E-mail Marketing
O e-mail marketing pode ser utilizado para envio de ofertas, promoções, lançamento de produtos e serviços e divulgação da marca. Entre as principais vantagens estão o baixo custo, possibilidade de customização e segmentação de público e o seu potencial como ferramenta de fidelização de clientes.
Ele ocupa o terceiro lugar entre as ferramentas de marketing que mais geram conversão no comércio eletrônico, sendo responsável por 16% das vendas.

Comparador de preços
Estes canais, que oferecem ao consumidor uma listagem das lojas e preços dos produtos, também trazem bons resultados para o e-commerce. Isso porque, neles, as pesquisas são realizadas quando há grande intenção de compra. No entanto, para ter resultados nos buscadores o preço é fundamental.

Redes Sociais
Canais como o Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e LinkedIn permitem às empresas uma comunicação direta e eficaz com seus consumidores. A familiarização dos usuários com essas redes transformou-as em espaços propícios para expandir negócios, aumentar as vendas e fortalecer marcas.
Em nosso blog, você pode conferir várias dicas sobre como utilizar as redes sociais em favor de seu negócio.

Para aprofundar os seus conhecimentos sobre as ferramentas e descobrir quais são as melhores estratégias para o seu negócio, inscreva-se nos cursos de Marketing Digital ou de E-Commerce da Internet Innovation.

 

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