Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Ferramentas para criação de wireframe online

Ferramentas

Ferramentas para criação de wireframe online

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A maneira mais simples de apresentar o projeto de uma página de internet, software ou aplicativo é sem dúvida por meio de um desenho. Você pode fazer isso a partir de alguns rabiscos feitos em papel ou lançando mão de softwares mais sofisticados, mas necessariamente o planejamento de um site passa pela estruturação desse “desenho”, ou wireframe como é conhecido esse instrumento do web design.

Flickr.com/baldiri Com os softwares disponíveis na internet é possível criar wireframes mesmo sem familiaridade com ferramentas web design.

Trata-se da representação visual responsável por esquematizar a disposição dos elementos presentes em uma página de internet como imagens, textos, vídeos, links, entre outros. Um wireframe é um instrumento que se diferencia dos protótipos e layouts de websites por não ser funcional e por não ter o seu foco nos elementos gráficos e de tipografia.
A elaboração do conceito visual de uma página geralmente envolve a participação de diversos profissionais, desde especialistas em arquitetura da informação e usabilidade, além dos web designers, designers e desenvolvedores. Mas isso não impede que você também se aventure e faça você mesmo o seu site ou e-commerce. O importante é ter em mente que um dos objetivos de qualquer site, aplicativo ou software também é proporcionar a melhor experiência para o usuário.
A internet oferece uma grande variedade de serviços voltados à criação de wireframes e mesmo aqueles usuários que têm pouca familiaridade com os softwares de web design podem experimentar compor visualmente suas páginas. Veja alguns exemplos de ferramentas para criação de wireframes online:
Wireframe.cc
Simples é a palavra que melhor define o Wireframe.cc e seu conjunto de funcionalidades. Basta entrar no site para começar a elaborar seu projeto. A ferramenta gratuita pode ser usada para criar wireframes de diferentes plataformas, como tablets e smartphones.
Cada um dos projetos salvos gera uma URL, dessa forma você também pode compartilhar seu wireframe e modificá-lo. Você pode acessar e editar cada um dos seus wireframes sempre que quiser, onde você estiver.
Mockingbird
Outra ferramenta bastante amigável e intuitiva para criar wireframes é o Mockingbird. Sua interface baseada no sistema Drag and Drop permite que você facilmente desenvolva projetos arrastando os elementos que deseja utilizar em sua página. O Mockingbird dá a você a possibilidade de linkar os diversos wireframes desenvolvidos, simulando a navegação em diversas páginas.
No site gomockingbird.com você pode testar gratuitamente a ferramenta e seus recursos, criando um projeto. O Mockingbird oferece planos que variam entre US$ 9 e US$ 85 por mês e todos eles permitem que você tenha um número ilimitado de colaboradores e de projetos salvos.
Mockflow
Uma das ferramentas gratuitas e mais completas para criação de wireframes é o Mockflow. A grande quantidade de componentes disponíveis para inclusão em projetos, como banners e diferentes estilos de menu faz esse aplicativo ser um dos mais procurados pelos web designers. A versatilidade de suas funções permite que você faça o link entre os wireframes criados, os organize usando um mapa do site e construa praticamente um protótipo funcional do seu site.
O Mockflow se sobressai em relação às demais por ser uma ferramenta voltada para projetos colaborativos e uma plataforma híbrida, podendo ser utilizada mesmo sem acesso à internet. Sua interface bem organizada, com funcionamento pelo sistema Drag and Drop, torna a utilização ainda mais simplificada. Você pode começar a usá-lo criando uma conta no site.
Google Drawings
É sempre interessante poder contar com a conveniência dos serviços gratuitos oferecidos pelo Google. Pois bem, incorporado ao pacote de serviços do Google Drive existe o Drawings, um simpático aplicativo para criação de desenhos. Obviamente não se trata de uma ferramenta especificamente desenvolvida para criação de wireframes, mas as vantagens relacionadas a ele podem fazer você considerar utilizá-lo.
A possibilidade de poder navegar em meio a todas as alterações realizadas em um Wireframe salvo em seu disco ou compartilhado por você também é bastante interessante. Para usar a ferramenta basta acessar o painel do Google Drive com a sua conta de usuário e clicar no botão Criar e em seguida em Desenho.