O termo mobile marketing surgiu no começo dos anos 2000 e faz parte da área de conteúdos promocionais dentro do marketing de milhares de empresas nos dias de hoje.

Freeimages.com/qoomomyuko O mobile marketing já faz parte das estratégias de diversas empresas.

Trata-se de ferramentas de marketing em dispositivos móveis (com ou sem acesso à internet). Esses dispositivos são aparelhos de celular (tantos os regulares quanto os smartphones), tablets, e outros aparelhos eletrônicos móveis com acesso à internet.

Essa prática de marketing tem crescido bastante e vem apresentando resultados satisfatórios em comunicação. Também conhecido como M-Marketing, suas operações mais comuns são baseadas nas seguintes ferramentas:

  • SMS / MMS – São torpedos e mensagens de texto, fotos e vídeos.
  • Notificações Push – São notificações em tempo real de aplicativos instalados nos aparelhos.
  • Game Marketing – É a presença de marcas, produtos e serviços que podem ou não interagir com o jogo ou propaganda através de banners publicitários.
  • QR Code – Leitura pela câmera dos aparelhos móveis de um código que redirecionará o usuário a um site.
  • Bluetooth – Sinal de comunicação com dispositivos que possuem a tecnologia. Permite envio de textos, fotos e vídeos para celulares próximos ao ponto do aparelho emissor.
  • Sistemas de Proximidade – São sinais mais fortes que o Bluetooth, mas que operam com frequências e tecnologias diferentes. Os celulares de determinadas áreas podem receber mensagens semelhantes às mensagens SMS.
  • Serviços baseados em geo-localização – Aplicativos informam dados de localizações por triangulação de sinal e/ou sinal de GPS e conseguem direcionar conteúdo que tem relevância geográfica ao usuário.
  • Mídias controladas por usuários – São aparelhos desenvolvidos especialmente para interação com usuários aleatórios. Exemplos: totens em feiras e eventos.
  • Mobile sites – São sites pensados exclusivamente para dispositivos móveis. Eles não sofrem apenas um redimensionamento, mas possuem estruturas e hábitos de navegação diferentes dos desktops.
  • Mobile payment/e-wallet – São meios, opções e aplicativos para efetuar compras via aparelhos móveis. Não força o usuário a procurar uma loja física ou outra mídia e aparelho para finalizar o processo.

Portanto, cabe ao mobile marketing trabalhar não somente a publicidade nos dispositivos móveis, mas também gerenciar, administrar e oferecer experiências de compras e serviços para esses dispositivos.

Vamos agora dar alguns dados sobre o mercado de mobile marketing nos últimos anos para comprovar o positivo alcance e o aumento do uso e de participação nas verbas de comunicação das empresas.

A África lidera o mercado mundial de m-commerce (comércio via aparelhos móveis). 60% dos 489 milhões de usuários de mobile usam os aparelhos para compras.  Companhias áreas e hotéis já trabalham com sistema de pagamento móvel M-PESA para venda de passagens sem necessidade de qualquer conta bancária. Companhias de turismo e viagens estão produzindo versões de sites para todas as plataformas e se beneficiando dos dispositivos.

Segundo pesquisa publicada pela Kontera em 2012, 22% de todo conteúdo da internet nos EUA é visualizado por dispositivos móveis fazendo com que o crescimento de consumo acessado pelos dispositivos móveis seja de 430% anuais. O Interactive Advertising Bureau anunciou que os investimentos em mobile advertising cresceram 92% nos primeiros seis meses de 2012 nos EUA, chegando a US$ 1.2 bilhão.

Já são mais de 100 milhões de brasileiros conectados no Brasil e com registro de mais de 5,4 milhões de celulares smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2013, segundo o IDC Brasil. A empresa também prevê que os vendedores enviem 918,6 milhões de celulares do tipo smartphones este ano, o equivalente a 50,1 por cento do número total de embarques mundiais de celulares.

Segundo pesquisas da Febraban, o acesso a bancos brasileiros via mobile cresceu 50% em 2011, alcançando cerca de 3 milhões de usuários. Segundo o Emarketer, o Brasil terá 212 milhões de dispositivos assinantes em serviços móveis em 2014.

A Internet Innovation oferece um curso de Mobile Marketing. Veja mais informações e se torne um profissional mais qualificado e especializado!

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *