Quando o objetivo a ser alcançado é o fluxo de links para determinado site, as ferramentas utilizadas são o Link Building e SEO de forma conjunta, embora cada um deles tenha suas características e funções próprias.

Depositphotos.com/THPStock Essas duas estratégias têm como objetivo melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca.

O SEO é responsável pela otimização do site, ou seja, todo o estudo realizado por meio dele tem como objetivo alcançar um bom posicionamento do site na página de busca. Falamos em estudo porque essa ferramenta engloba o que chamamos de palavras chave (palavras consideradas relevantes por possuírem volume de pesquisa sobre determinado conteúdo).

O Link Building também trabalha com posicionamento, mas dessa vez com links, em outras palavras, sua função é adquirir links para o site como forma de otimizá-lo.

Mas como o Link Building e o SEO trabalham juntos? Essa deve ser a sua pergunta. Quando falamos em otimizar o fluxo de links para um site, estamos nos referindo a criação de links que levem o internauta ao seu site e quanto mais visitas a sua página receber, melhor será o posicionamento dela na página de busca.

A questão é que para isso acontecer algumas medidas devem ser tomadas. Fazer textos âncoras, por exemplo, é uma boa alternativa, aliás, as palavras chaves devem ser utilizadas com excelência nele. Esse é um dos exemplos de estratégia que engloba Link Building e SEO.

Além dos textos âncoras ainda existem os links adquiridos de forma espontânea isto é, os próprios internautas, interessados e envolvidos pelo conteúdo irão clicar no link que colocamos estrategicamente na página e serão direcionados, consequentemente, para outra.

Outra forma de otimizar o fluxo de links para o seu site por meio de links espontâneos é utilizar o social bookmarking que é nada mais nada menos que incentivar o compartilhamento da sua página. Como fazer isso? É simples, coloque botões de compartilhamento em lugares estratégicos para garantir que o internauta o veja.

E falando em compartilhamento, você também pode ajudar a viralizar seu conteúdo, divulgando seu site nas redes sociais. Isso é ainda mais interessante quando o público interessado pelo conteúdo postado em sua página está entre seus amigos.

Também é possível conseguir links de forma ativa, como é chamado. Há diversas formas de usar essa estratégia, e uma delas é comentar em blogs, fóruns e etc. colocando sempre, em meio ao seu conteúdo, o link de sua página. Lembrando que para ser eficiente, o conteúdo do fórum, blog e etc deve ser o mesmo ou parecido com o que você trabalha.

É importante saber que quando produzimos um conteúdo de SEO, as palavras chaves devem se concentrar, principalmente no início do texto, isso porque é comum as pessoas prestarem mais atenção no começo da leitura. Por isso, aproveite esse espaço para fazer os textos âncoras também.

Para entender mais sobre estratégias de otimização de fluxo de links para sites faça nosso curso de SEO.

 

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