Podemos definir o marketing digital como o modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para a realização de ações promocionais, que têm a finalidade de divulgar produtos, negócios, serviços ou atributos de marca. E que envolve o uso de dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing.

Depositphotos.com/SergeyNivens O marketing digital utiliza ferramentas para aumentar a visibilidade de páginas de internet e, consequentemente, atrair mais consumidores.

As empresas vêm utilizando o marketing digital nos negócios desde que a internet passou a ser considerada a maior fonte de informação em nível global. Trata-se de uma plataforma conveniente, acessível e que oferece oportunidades competitivas para negócios de todos os tamanhos. A modalidade, também chamada de marketing de internet, ainda se diferencia por seu conjunto de ferramentas, que vão muito mais além do que só a navegação em si.

No marketing digital, as ferramentas mais usadas pelas empresas para aumentar a visibilidade de páginas de internet e, consequentemente, atrair mais consumidores são os banners de displays em portais, links patrocinados e a otimização de páginas. Modalidades como o mobile marketing, o social media marketing e o e-mail marketing também são largamente utilizados com o intuito de estabelecer relacionamentos, embora também sejam usadas para realizar novas ativações, promoções, etc. Combinar esses esforços com as técnicas do marketing tradicional já utilizadas é essencial para obter êxito com campanhas online.

O marketing digital representa também uma ferramenta competitiva já que a internet não está restrita somente aos computadores. O desenvolvimento constante de novas tecnologias trouxe a capacidade de ampliar o potencial das estratégias do marketing digital, pois faz com que cada vez mais dispositivos se tornem capazes de acessar a internet. É o caso dos smartphones, tablets, consoles de vídeo game, aparelhos de televisão, entre outros. Garantir a diversidade de acesso por meio desses dispositivos significa abrir novos canais de marketing digital, possibilitando que mais ações sejam realizadas.

Outra oportunidade de marketing digital gerada a partir disso, é a criação de ações diretamente voltadas para um determinado canal. Por meio de conteúdos e de abordagens mercadológicas diferenciadas é possível estabelecer diferentes tipos de interação. Um exemplo disso é o mobile marketing, no qual os usuários, por meio de seus tablets ou smartphones, passam a ser capazes de interagir com locais, marcas ou até mesmo entre si de acordo com a sua posição geográfica. Esses dispositivos, além de estarem equipados com sistemas de posicionamento global, também se integram à internet para tornar possível a interação.

História do Marketing Digital

As primeiras iniciativas de marketing digital tiveram início no fim da década de 80 com a veiculação de banners nos primeiros serviços de assinatura de internet nos EUA, ainda sem utilizar essa nomenclatura e sem que pudessem receber cliques de usuários. O termo banner ad, cunhado para designar esse formato de anúncio, só viria a ser criado em 1994 pela HotWired, uma das primeiras publicações digitais da internet. A publicação foi pioneira no marketing digital, sendo o primeiro site a comercializar esse formato de anúncio em larga escala e também o primeiro a fornecer taxas de cliques aos anunciantes com propósito de mensuração.

O fim das restrições quanto à utilização comercial da internet foi o fato que proporcionou o crescimento do marketing digital. Nessa mesma época ocorreu o surgimento dos grandes portais de internet e dos mecanismos de pesquisa, que são usados até hoje pelos usuários como o principal ponto de partida para navegação.

Portais como AOL, Yahoo! e MSN, criados nessa época, ofereciam grande variedade de serviços, além de contarem com seus próprios mecanismos de pesquisa integrados as suas funcionalidades. Logo ficou claro que a grande popularidade desses sites faria se desenvolver o modelo de negócio baseado na compra de espaços para anúncios, assim como faziam os meios de comunicação tradicionais.

Serviços de correio eletrônico oferecidos por esses portais logo passaram a se popularizar entre os usuários de internet e também passaram a ser explorados pelas empresas da mesma maneira que o envio de correspondências a domicílio. O chamado e-mail marketing consiste em algo mais que o simples envio de e-mails. Dentro das estratégias de marketing digital ele tem finalidade de estabelecer ou melhorar o relacionamento, além de estar ligado à chamada consciência de marca.

Outra grande inovação no marketing digital veio em 1998 pelas mãos do GoTo.com, um dos mecanismos de pesquisa da internet criados na segunda metade da década. O site criou um modelo de marketing digital diferente, dando início à veiculação de anúncios de texto junto aos resultados naturais de pesquisa. Empresas que estivessem dispostas a pagar a quantia de aproximadamente US$ 1 pelo clique no anúncio tinham seus links posicionados no topo das páginas de resultados. Esses resultados de pesquisa pagos passaram a ser designados como links patrocinados.

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