Os bons resultados do comércio eletrônico no Brasil vêm chamando a atenção de um número cada vez maior de empresas e empreendedores. O crescimento do mercado consumidor e o excelente desempenho das lojas virtuais refletem a expectativa desse grupo em também fazer novos negócios. A aposta de muitos deles tem sido na criação de suas próprias lojas virtuais.

Depositphotos.com/digitalgenetics Antes de escolher a plataforma, é preciso avaliar as características e funcionalidades de cada uma.

Uma das justificativas para o sucesso do setor é a facilidade de implantação de uma página de e-commerce, e são as plataformas utilizadas para viabilizar a comercialização de produtos as verdadeiras responsáveis por tornar o comércio eletrônico tão acessível. Suas diversas funcionalidades permitem que os lojistas facilmente gerenciem diversos aspectos relacionados ao seu e-commerce, como páginas de produtos, estoque, pagamentos etc. Além disso, garantem mais agilidade, segurança e controle para o lojista.

Antes de escolher uma plataforma é importante avaliar se existe a flexibilidade para criação de lojas virtuais em diversos segmentos e se a ferramenta tem opções de customização. É imprescindível que a ferramenta escolhida permita a integração com Google Analytics, o suporte à otimização (SEO) e à melhoria na usabilidade também são itens a serem levados em conta. Cabe ao lojista definir a plataforma que mais se adequada ao perfil do seu negócio.

Existe uma grande quantidade de plataformas disponíveis no mercado. Confira abaixo a seleção de lojas virtuais feita pelos especialistas em e-commerce da Internet Innovation.

Rakuten

RakutenApesar de ser uma recém-chegada no mercado brasileiro de e-commerce, a Rakuten acumula toda a experiência da Ikeda em sistemas de comércio eletrônico. A empresa desenvolve plataformas e outras soluções de e-commerce desde 1996 e tem atuação mundial.

A plataforma oferecida pela empresa, chamada de Rakuten EC Serivce é principalmente focada em performance e em usabilidade. A solução é usada por clientes como Etna, Le Postiche, Panasonic, Johnson & Johnson, entre outros.

Outro serviço pelo qual a Rakuten se destaca é a criação de uma loja virtual dentro da própria página da empresa. Nesse modelo de negócio os produtos oferecidos pelos lojistas passam a integrar o Rakuten shopping online.

Vertis

A Vertis vem desenvolvendo plataformas para o comércio eletrônico há mais de 11 anos. Ao longo desse período a empresa vem gerenciando lojas virtuais de clientes como Fast Shop, Camicado, Zelo, Giuliana Flores, entre outras.

A ferramenta se diferencia por seu foco nas técnicas de SEO com recursos específicos voltados aos segmentos B2B e B2C. A implantação de sistemas de busca interna de produtos e de Mobile Commerce são os serviços nos quais a empresa se destaca.

VTEX

VTEXDesde que foi criada em 1999, a VTEX implementa plataformas completas e versáteis para lojas virtuais de todos os tamanhos. Destacam-se as soluções segmentadas criadas para atender a grande diversidade de setores existentes dentro do varejo eletrônico. Essa inovação oferecida pela empresa auxilia na operação de lojas virtuais de diferentes segmentos e que possuem necessidades de venda completamente distintas como vestuário, eletrodomésticos, cosméticos, alimentos etc.

A VTEX vem trazendo para o mercado o conceito de loja virtual multicanal que consiste na integração de diversas soluções fazendo com que elas alcancem outras possibilidades de comercialização. Além disso a cada 60 dias todas plataformas para e-commerce gerenciadas pela empresa são atualizadas e sempre chegam trazendo novos recursos e funcionalidades. A Vtex tem lojas virtuais desenvolvidas para clientes como Walmart, Nokia, Polishop, Danone e muitos outros.

Magento

Utilizada em mais de 100 mil lojas virtuais no mundo todo, a plataforma para lojas virtuais Magento é a ferramenta gratuita para e-commerce mais popular da internet. Ela se destaca por ser uma solução open source, característica que permite a plataforma ter livre distribuição. A Community Edition ainda está disponível em mais de 60 idiomas.

A plataforma não é a mais indicada para usuários iniciantes, mas oferece flexibilidade como nenhuma outra. Por meio de um único painel de administração com controle de estatísticas o lojista pode ter o controle de diversas lojas virtuais diferentes.

OpenCart

opencartCriada para ser facilmente administrada o OpenCart é a solução para o e-commerce pronta para ser usada. Trata-se de outra plataforma open source e gratuita. A plataforma OpenCart reúne características intuitivas que tornam a ferramenta fácil de ser utilizada.

Descubra as vantagens de poder contar com uma plataforma para gerenciar sua loja virtual. Saiba qual a melhor opção de plataforma para o seu negócio com o curso de E-Commerce da Internet Innovation.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *