Seria bom se fosse verdade, mas é um mito. O Google Analytics nem sempre consegue contabilizar 100% dos acessos em seu site e vamos explicar o porquê.

Depositphotos.com/pressmaster Alguns usuários não autorizam os navegadores a executar o código que identifica visitas às páginas.

A ferramenta de análise de sites do Google funciona através de uma tag JavaScript. Algumas pessoas simplesmente não autorizam os navegadores a executar esse tipo de código ou modificam suas limitações. Nesses casos, o Google Analytics não conta as visitas desses usuários.

Portanto, é comum ficarem de fora as visitas que tenham enfrentado problemas de erro de Java Script, redirecionamentos, páginas sem tags e clientes com velocidade de carregamento muito baixa.

Vale lembrar que desde dezembro de 2009 o Google Analytics disponibiliza uma tag assíncrona como padrão. Essa tag é mais precisa, pois não necessita que o site esteja totalmente carregado para contabilizar os dados de navegação, portanto se você, ou seu cliente, tem um site com tagueamento muito antigo, troque a tag e tenha mais precisão nos seus dados.

Outro fator que limita a precisão do sistema do Google Analytics é a utilização de cookies para contabilizar o número de visitas.  Se um usuário acessa determinado site, um cookie é criado pelo Analytics. Se um internauta configurar seu browser para desabilitar cookies, ele também ficará de fora do relatório do Google Analytics. Além disso, os cookies podem se perder, não serem executados, bloqueados e até mesmo deletados.

Em geral, de acordo com estatísticas internacionais, há uma média de 10% de usuários que acabam não sendo contabilizados pelo Google Analytics.

Isso é ruim, devo parar de acreditar neste serviço do Google?

De forma alguma. Primeiramente, existem outros serviços de métricas disponíveis para estudar as estatísticas de um site na internet. Alguns utilizam JavaScript, outros não. Os que não usam, provavelmente irão contabilizar os tipos de usuários que o Google deixou de pegar, porém, eles também podem contabilizar visitas falsas. Essas visitas falsas normalmente são feitas através de robôs e são excluídas do relatório do Google Analytics graças às suas configurações, tornando seu relatório mais fiel e relevante. Em resumo, todo sistema de análise tem suas limitações.

Devo comparar e sempre acompanhar serviços de análises de outras empresas?

Sim e não. É muito importante você conhecer e testar vários serviços de análise, mas os números entre eles não serão iguais. A taxa média de semelhança é de 85% a 90%. O que pode gerar uma frustração. Basicamente, eles serão diferentes por conta de inúmeras diferenças de configurações usadas pelos visitantes. Faça seus testes e veja qual serviço lhe pareça melhor, qual deles possui as opções que precisa e que são interessantes de serem acompanhadas. Após isso, utilize apenas um único serviço.

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