A internet realmente mudou o comportamento do consumidor, não há dúvidas. Se antes ele ia até as lojas para conferir as promoções ou mesmo para comprar um presente, hoje em dia ele resolve tudo online e ainda recebe o produto em sua residência, trabalho, enfim, onde preferir.

Depositphotos.com/SergeyNivens Mais exigente e informado, o consumidor digital busca opiniões e informações antes de se decidir pela compra.

E mais, com a era digital, o consumidor tem um grande poder: o de dizer e ser ouvido no mesmo instante por centenas ou até milhares de pessoas sobre determinado produto ou marca, sendo que essas opiniões compartilhadas podem, inclusive, influenciar as escolhas de outros consumidores.

É muito comum, por exemplo, as pessoas postarem nas redes sociais, em fóruns e blogs se gostaram ou não do produto que adquiriram, se tiveram algum problema com a entrega e etc, enfim, com o advento da internet, as empresas podem ser julgadas pelos consumidores a qualquer instante.

Além disso, muitas pessoas antes de comprar um produto, entram nas redes sociais para ver o que seus amigos comentaram sobre a marca, sendo que essas informações adquiridas podem ser decisivas para outras pessoas efetuarem ou não a compra.

Essa interação que os consumidores possuem entre si, eles esperam das empresas, ou seja, eles desejam que as empresas “conversem” com eles, que esclareçam suas dúvidas rapidamente e se possível, no mesmo instante que elas foram apresentadas. Sim, o consumidor está mais exigente.

As empresas sabem disso, aliás, é difícil encontrar uma que não tenha facebook e twitter, elas querem participar do dia a dia do consumidor de forma eficiente. Para tanto, investem em links patrocinados e SEO para engajar, otimizar e gerar leads.

E o fato dos consumidores postarem suas opiniões a respeito dos produtos na internet, pode parecer, a princípio, algo negativo às empresas, mas não, pois é tendo conhecimento dessas opiniões, sejam elas negativas ou positivas, que as empresas saberão o que está agradando o consumidor e o que precisa ser melhorado.

Enfim, o mundo digital realmente mudou o comportamento do consumidor e agora as empresas precisam se adaptar e se atualizar diante desse novo cenário.

 

Internet Innovation

One thought on “O comportamento do consumidor digital

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