No atual mundo dos negócios, a globalização e o alto nível de concorrência fazem aumentar a necessidade que as marcas têm de se reinventar. No mundo da moda, esses desafios também se aplicam aos empreendedores que se esforçam para acompanhar as tendências vestuárias, bem como as mercadológicas.

Flickr.com/HiperFashion Estúdio Criativo Os blogs de moda unem o desejo de consumo dos públicos aos bons negócios do ramo da moda.

Neste cenário, a internet surgiu como ferramenta para unir o desejo de consumo dos públicos aos bons negócios do ramo da moda, e a oportunidade veio com o potencial de uma atividade, a princípio, totalmente amadora: os blogs de moda.

Um blog de moda geralmente é criado e mantido por uma garota que compartilha informações e opiniões para um público quem tem interesses em comum por roupas, maquiagens e itens de beleza.

O fenômeno se deu quando pequenos blogs começaram a ter grandes audiências e, com o tempo, leitoras passaram a criar os seus próprios blogs, popularizando essa prática considerada um hobbie na maioria das vezes.

O que chamou a atenção das empresas, além da audiência, é o fato que as blogueiras mostram as marcas e produtos que utilizam, deixando a sua impressão sobre eles (seja ela boa ou ruim) e influenciando milhares de leitores sobre as suas decisões de compra e avaliação de produtos, marcas, lojas e serviços.

A publicidade em blogs tornou-se um negócio rentável para as donas dos blogs e para as marcas, que passaram a anunciar em banners pelos sites, além de patrocinar postagens, fotos e vídeos onde as blogueiras promovem determinado produto em troca de uma remuneração, que pode chegar de R$ 300,00 a R$ 20.000,00, segundo uma pesquisa da revista Veja.

Para as empresas anunciantes, a participação em blogs de moda trouxe relevância para suas estratégias de marketing e o resultado desse investimento está no aumento da aproximação da marca com o público e, é claro, no número de vendas dos e-commerces e lojas físicas que movimentou o mercado.

De acordo com uma pesquisa da Google na América Latina, 83% dos usuários realizam de quatro a sete buscas sobre o produto que desejam comprar e afirmam que tem confiança na opinião dos demais usuários que encontram na rede.

Ao descobrir o poder de venda das blogueiras de moda, as empresas do segmento encontraram a oportunidade para divulgar seus produtos em um meio de credibilidade de baixo custo e alta convergência. Além disso, também passaram a utilizar os blogs como uma ferramenta para captar tendências de comportamento e traçar o perfil dos seus consumidores. O poder de influência dos blogs ganha mais força quando o produto é mencionado de forma espontânea ou em formato de resenha, com relação a uma propaganda feita claramente em nome da marca. As empresas, contudo, devem estar atentas aos métodos de se anunciar em blogs de moda.

Virou hábito entre as blogueiras mencionar os produtos que utilizam e dar a sua opinião sobre ele, e é justamente isso que as suas leitoras buscam quando querem dicas sobre o que comprar.

Porém, quando essa opinião é na verdade uma propaganda disfarçada, torna-se uma ação proibida pelos órgãos Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor). O post publicitário, ou “publipost”, deve estar identificado como mensagem publicitária, caso contrário, fere o código de defesa do consumidor.

O público dos blogs de moda procura por conteúdo e informação com as quais se identifiquem e que complementem o seu estilo de vida. Quando bem realizado, o conteúdo de um blog tem grande potencial viral, ou seja, o poder de se propagar espontaneamente entre os usuários.

Essa parceria entre marcas e blogs trouxe uma evolução para ambos, que devem sempre considerar a internet como o ambiente dinâmico que ela é, assim como funciona o mundo da moda. O resultado em vendas virá conforme a boa atuação de ambos, pois os leitores têm grande capacidade de percepção e a propaganda “boca a boca” ainda é a ferramenta mais poderosa da internet.

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