O marketing digital compreende o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e marketing aplicada aos meios digitais. Atualmente, a internet é o meio digital fundamental para ações de marketing, e a popularização das redes sociais tornou isto ainda mais essencial para as empresas.

Depositphotos.com/pressmaster O analista de marketing digital é responsável por conhecer os meios e planejar ações que levem a mensagem da marca ao consumidor.

Desenvolvimento de sites, e-mails marketing, links patrocinados, SEO e campanhas em redes sociais – conhecendo o cenário da comunicação digital, compreendemos os desafios de um profissional que é responsável por conhecer todos esses meios e planejar ações que levem a mensagem da marca ao consumidor.

Um analista de marketing digital deve conhecer o seu consumidor, saber onde ele se concentra e o que ele busca nos meios digitais, para então construir ações de relacionamento com este público focando nos objetivos estratégicos de marketing pré-estabelecidos.

A aproximação com os usuários exige um trabalho intenso e bem planejado. Conhecer bem as ferramentas de SEO é um diferencial para esse profissional, pois facilita a busca por grupos de consumidores em potencial e utiliza suas preferências a fim de formar uma abordagem personalizada.

Os meios digitais também têm como característica a interatividade, que é bem recebida pelo público e traz bons resultados à comunicação da empresa. Caberá ao analista de marketing estudar e propor a maneira ideal de estabelecer tal interatividade diante de ferramentas como blogs, aplicativos e redes sociais, por exemplo.

O analista de marketing digital deve conhecer as técnicas de comunicação e marketing que comunicam diferentes públicos nas mais diversas plataformas e linguagens. Quanto mais amplo for o seu conhecimento, mais versáteis serão os seus trabalhos e soluções.

Cada empresa tem o seu segmento e perfil de atuação, desta forma as atividades e demandas do analista irão variar de acordo com as necessidades de cada uma. Algumas vagas exigem um perfil mais analítico, onde o profissional deverá desenvolver e analisar de forma técnica processos de coleta de dados e métricas.

Há ainda o analista de marketing digital com atribuições mais operacionais, que faz o planejamento de marketing digital, cria campanhas, programa e acompanha ações.

Independente do perfil profissional, as empresas esperam de um analista de marketing digital a capacidade de gerenciar seus pontos fracos e propor melhorias aos processos de comunicação digital. Mas, mais do que isso, um profissional dessa área deve estar sempre antenado e pronto para acompanhar as tendências do mercado, mantendo a marca segura e bem posicionada na rede.

O marketing digital tem crescido muito nos últimos anos e criado grandes oportunidades àqueles que acompanham o dinamismo desse mercado. Conhecimento prático e pensamento estratégico fazem parte da rotina de quem atua nesta área, por isso as especializações têm ajudado muitos profissionais e iniciantes a se prepararem para esses desafios.

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