Em meio a tantas páginas e publicações que acontecem diariamente na rede mais famosa do mundo, parece difícil chamar a atenção dos usuários, não é mesmo? O importante dentro de qualquer rede social é buscar uma linha editorial que aproxima e cria um diálogo interessante entre página e fã. Antes de começar as publicações dentro de uma fanpage, é importante desenvolver o plano editorial da marca, ou seja, como essa instituição irá se apresentar nesse espaço, definir os temas abordados e como eles serão apresentados em forma de texto e imagem.

Depositphotos.com/AndreyPopov É fundamental buscar uma linha editorial que aproxime a marca ao cliente.

Para criar o seu planejamento comece mapeando quais são os valores da marca, o que a empresa oferece para o público, quem é o target e, principalmente, defina a BrandPersona.

O desenvolvimento da “persona” é uma etapa fundamental, pois nesse momento será definida a voz da marca dentro do Facebook, qual tom será utilizado, se será um homem ou uma mulher, enfim, essas e outras perguntas vão transformar a sua fanpage em uma pessoa e assim o diálogo será qualificado e possível.

Lembre-se que, para obter sucesso em qualquer ação de marketing digital, independente da ferramenta, o planejamento é fundamental e pode evitar crises para a sua marca.

Estude também os melhores horários e dias para fazer as publicações e escolha a periodicidade com cuidado.

Formatos mais famosos no Facebook

Após essas etapas chegou a hora da publicação, mas como fazer? Para você enfrentar esse desafio com mais tranquilidade, separamos uma lista com alguns dos estilos mais famosos dentro do Facebook.

  • Um dos formatos mais compartilhados são as citações. Frases inspiradoras relacionadas ao tema da fanpage chamam atenção e inspiram usuários.
  • Jogos como “complete a frase”, deixando espaços em branco, dão a chance para o usuário falar com a marca e demonstra que a fanpage quer ouvir seus fãs.
  • É sempre bom usar poucas palavras, textos longos não seguem a dinâmica da rede e podem cansar os usuários.
  • Datas comemorativas do seu segmento, ou as mais famosas da internet, como o Dia do Amigo ou o Dia do Rock, ampliam o relacionamento com o usuário.
  • Criar brincadeiras no tom certo pode ser a sua porta de entrada para o sucesso. Lembre-se que esse formato deve seguir o tom definido no planejamento.
  • Concursos culturais e promoções criativas podem envolver amigos de fãs e assim aumentar o alcance de sua página. Esse estilo de post estimula insights e novas possibilidades de conteúdo.
  • Faça seu fã se sentir importante dentro da página, criando promoções como “Top Fãs”, ou seja, ofereça ganhos para aquele usuário que mais se relaciona com a sua marca.
  • Crie enquetes com temas variados para escutar a opinião de seus fãs. Os resultados podem trazer informações valiosas sobre o público, assim como novas ideias para posts.
  • Fazer publicações com fotos ou ilustrações criativas também chamam atenção na rede. Você pode, por exemplo, pedir que o usuário crie uma legenda para a imagem, tornando a interação mais divertida.
  • Não seja apenas brincalhão, informe seu público e ofereça notícias úteis, assim você aumenta a credibilidade diante da base de fãs.
  • Faça posts no formato de listas, com tópicos diretos e interessantes. Assim, você facilita a leitura e amplia o engajamento.

Para conhecer outras interessantes técnicas de diálogo no Facebook, participe do nosso curso de Facebook Marketing.

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