Essa pergunta pode ser facilmente respondida se pensarmos no objetivo principal de uma fanpage: a interação. E essa relação entre usuário/marca no Facebook deve ir além da venda de um produto ou ideia, mas sim fidelizar e mostrar que essa marca, ONG ou empresa está nesse espaço para conversar com os seus fãs.

Flickr.com/FACEBOOK(LET) O mais importante em uma página não é o número de fãs, mas o engajamento e interação destes com a marca.

Não adianta inflar a sua base de fãs, se não há interação entre eles. Entre os objetivos principais de uma fanpage está a transmissão de informações de qualidade. Com isso, é possível chamar a atenção de seus consumidores e interagir com eles através de posts criativos, ações em formato de imagem, enquetes, vídeos e tantas outras opções que resultam no tão sonhado engajamento.

Com essa aproximação entre os consumidores, a empresa entende o que eles precisam, cria promoções exclusivas e potencializa a comunicação da sua marca. Uma empresa pode até ser conhecida por seus 1 milhão de fãs, mas se não promover a interação, pode ocasionar em um desinteresse pela página e consequentemente há uma queda no “Falando Sobre Isso” e o aumento no número de pessoas que deixaram de curtir a fanpage.

Com isso a nossa pergunta inicial fica cada vez mais clara. É interessante ter uma fanpage com o “alcance” de 1 milhão de usuários, mas sem interação perde-se o objetivo primordial dentro da rede, interagir. Outra variável importante está na qualidade dessa interação, às vezes vale muito mais a pena ter uma base menor, mas que atenda os objetivos da marca nessa plataforma do que apenas inflar a página sem objetivos sólidos.

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