Se você já tem um pouco de familiaridade com o Facebook deve saber que ele já se tornou uma importante ferramenta de marketing para as empresas. Isso porque a maior rede social do planeta, com mais de um bilhão de usuários, oferece soluções de publicidade bastante convenientes. No Brasil, somos mais de 60 milhões de usuários e esse número pode crescer ainda mais, uma audiência comparável somente com a da televisão.

Flickr.com/Wired Photostream O facebook disponibiliza diversas opções de publicidade para promover páginas e negócios.

Mas antes de realizar qualquer campanha de publicidade na rede social, é preciso saber que para isso é necessário criar uma página e obedecer às regras de utilização da ferramenta. Todas as opções de publicidade no Facebook são acompanhadas de exemplos e tutoriais para ajudar você a desenvolver as campanhas de sua página. Veja a seguir todas elas:

Facebook Ads

O Facebook Ads é responsável por desencadear uma série de ações dentro da maior rede social do planeta. Além de promover as próprias páginas criadas na rede, com ele você pode divulgar um site, ofertas, conteúdos e muito mais, usando anúncios simples com fotos ou até mesmo com vídeos de curta duração. Escolher o tipo de interação que você deseja promover é uma parte importante dentro da estratégia de anúncios na rede, seja com a finalidade de aumentar o número de visitas em um site ou fazer com que mais usuários curtam a sua página.

Segmentar o público-alvo é o primeiro passo para determinar o orçamento de uma campanha com o Facebook Ads. Fatores como o alcance geográfico e o tamanho da audiência, bem como outras características demográficas e sociais estão envolvidos no sistema de leilões de anúncios. Segundo as estatísticas de publicidade levantadas pelo site socialbakers, especializado em redes sociais, o CPC (Custo por Clique) médio de campanhas no Facebook no Brasil gira em torno de US$ 0,23 e o CPM (Custo por Mil) médio fica em apenas US$ 0,06.

Histórias Patrocinadas

Você já deve ter percebido que algumas das interações realizadas por seus amigos em certas páginas apareçam em destaque no Feed de Notícias. Essas são as Histórias Patrocinadas e servem tanto para promover uma página do Facebook, como um aplicativo ou evento. Cada vez que um usuário curte sua página, por exemplo, uma história patrocinada é criada no Feed de Notícias ou junto dos anúncios, à direita.

Quando os usuários utilizam o botão Curtir para recomendar uma publicação isso quer dizer que de alguma maneira eles se importam ou endossam o conteúdo que foi compartilhado. O Facebook acredita que muitos usuários compartilham dos mesmos gostos e essa ferramenta torna mais provável que uma página recomendada por algum deles também seja curtida por mais alguém.

Publicações Promovidas

Uma maneira de impulsionar o engajamento em sua página é aumentar o número de fãs que irão visualizar as publicações feitas por você. Promover as publicações faz com que todos os usuários que curtiram sua página vejam nos seus Feeds de Notícias o conteúdo que você publicou. Quando seus fãs curtem, compartilham ou comentam sua publicação, os amigos dos seus fãs também veem essa interação. Você pode promover qualquer tipo de publicação, imagens, vídeos, links para outros sites, desde que ela tenha sido publicada a menos de três dias.

Logout Page Ads

Outra opção de publicidade no Facebook pouco utilizada por aqui são os anúncios nas páginas de Logout da rede social. Trata-se de anúncios que ocupam quase que por inteiro a metade superior da tela nessa página e que por essa mesma razão têm preço bastante elevado. Especulações vindas de sites especializados calculam que o espaço custe diariamente cerca de US$ 700 mil.

Consulte a página do curso de Facebook Marketing da Internet Innovation e descubra qual opção de publicidade melhor se encaixa no seu negócio.

Internet Innovation

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