Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Principais cuidados para montar uma loja virtual

E-Commerce

Principais cuidados para montar uma loja virtual

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nos últimos 10 anos, o e-commerce apresentou um crescimento de 15% no Brasil. Para 2014, a previsão é de que o setor cresça 25%, com expectativa de faturamento de mais de R$ 28,5 bilhões, segundo pesquisa do e-bit. De olho neste mercado promissor, muitos empresários têm procurado a internet para novos empreendimentos ou incremento das vendas.

Depositphotos.com/maxxyustas Para garantir sucesso nos investimentos no comércio eletrônico é preciso estudo e planejamento.

Investir nestes projetos, no entanto, exige cuidados especiais. Uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelou que mais 60% das lojas virtuais que são abertas no Brasil fecham com menos de um ano de existência. Isso ocorre, em grande parte dos casos, por falta de preparação e planejamento. Neste tipo de empreendimento, o melhor investimento a ser feito é estudar, analisar e detalhar previamente todo o projeto.
Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos alguns cuidados essenciais na hora de abrir um e-commerce.
1. Defina o nicho de atuação
Para quem está começando, não adianta tentar “brigar” com os grandes, pois não há como competir com os custos e a logística. Para enfrentar a concorrência, escolher nichos de mercado é a melhor opção. Ofereça produtos diferenciados e com preços competitivos. Outra boa dica é conhecer bem o perfil de consumo do segmento, para planejar a melhor forma de atrair estes consumidores.
2. Invista em plataformas e layouts eficientes
Na hora de escolher a plataforma para a criação e hospedagem de sua loja virtual, opte pelas que ofereçam fácil gerenciamento de back end, manutenção constante e solidez para atender as demandas do seu negócio. Vale a pena procurar por empresas com uma experiência expressiva na área.
A definição do layout também requer cuidados. É de fundamental importância que seja simples e intuitivo, com uma boa navegabilidade e usabilidade. A apresentação dos produtos – com imagens e descrições detalhadas – e a organização das categorias são pontos que merecem atenção.
3. Formas de pagamento
Oferecer opções seguras e variadas de pagamento – com a escolha de bandeiras e da forma de pagamento (crédito ou débito) – é fundamental. Para isso, você vai precisar de um gateway ou um intermediador. Hoje no mercado estão disponíveis diversos sistemas, como PagSeguro, BrasPag, CompreBem e Akatus.
4. Planejamento de Marketing
Não basta ter um site organizado, bem feito e com preços competitivos se você não divulgá-lo. Para isso, conheça bem e saiba como aplicar cada ferramenta de marketing disponível. Hoje, as principais ferramentas são E-mail Marketing, redes sociais, SEM, SEO e buscadores de preços.
Aqui no blog da Internet Innovation você pode conhecer mais sobre as principais ferramentas disponíveis e aprender algumas dicas para elaborar um planejamento de marketing estratégico.
5. Logística bem estruturada
Entregas ágeis e dentro dos prazos informados são fundamentais no e-commerce. Para garantir a eficácia destes serviços, é preciso investir na estruturação logística de sua loja, o que inclui controle do estoque, escolha de serviços de transporte – Correios e transportadoras –, cuidados com a proteção do produto para o despacho, informações claras sobre as opções de envio e definição de uma política de trocas que deixe claras as regras da logística reversa.
 

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
Preciso de ajuda sobre Principais cuidados para montar uma loja virtual