O mercado profissional ligado à internet vivencia um período de oportunidades. Fatores como a popularização do acesso à rede e o aumento do poder aquisitivo fizeram com que uma enorme parcela da população brasileira passasse a utilizar a internet nos últimos anos. O número de usuários ativos no Brasil cresceu cerca de 10% em relação a 2011, segundo informações divulgadas pelo Ibope Nielsen em novembro. São 50 milhões de brasileiros que agora têm alcance a uma gigantesca oferta de produtos e serviços online.

Depositphotos.com/peshkova Especialista nas técnicas de otimização, o Analista de SEO é fundamental dentro da estratégia de marketing digital das marcas.

Em setores nos quais o crescimento é mais generoso, sempre surge o desafio de encontrar profissionais para posições mais qualificadas. Com o segmento digital isso não é diferente. E uma das profissões que o mercado de internet mais tem saído à procura é pelo Analista de SEO.

Com o crescimento da internet no país, cresce também a necessidade de contratar mão de obra especializada para alavancar o posicionamento de sites nos resultados de pesquisa. Especialista nas técnicas de otimização, o Analista de SEO também é peça chave dentro da estratégia de marketing digital das marcas, e existem vagas disponíveis em empresas e agências especializadas só esperando por um profissional qualificado que às preencha.

Por isso convidamos alguns analistas de SEO e empreendedores do mercado digital para tentar descobrir quais são as características mais valorizadas pelo mercado. Como eles fazem para se manter atualizados e o que buscam nos profissionais que estão contratando. Além da exigência de conhecimento técnico, alguns outros requisitos podem fazer a diferença para quem busca se tornar um Analista de SEO.

Empreendedores – O que os contratantes esperam

Pedro Dias

Co-fundador e Auditor de Estratégias SEO da Engeeno

O que esperar de um candidato à analista de SEO?
Bem eu sou bastante exigente por natureza, mas à partida em qualquer candidato a Analista de SEO eu procuro uma pessoa que seja lógica e criativa pois ela deve conseguir pensar pela sua própria cabeça de uma forma coerente e ao mesmo tempo juntar essa coerência com idéias e conceitos que irão ajudar os clientes a catapultar os seus negócios. Se essas duas premissas forem verdade, vem a parte dos detalhes técnicos. Tanto eu como o Ariel trazemos um pouco da cultura de Engenharia do Google: Gostamos de observar até que ponto a pessoa entende a mecânica e lógica dos mecanismos de busca; Como ela resolveria um problema específico com acesso a um conjunto de dados limitado; As diferentes maneiras que a pessoas consegue chegar à mesma conclusão que tipo de lógica ou caminho ela adotou; etc. É um ponto essencial também a pessoa saber ler a falar Inglês.

A nossa abordagem é bastante “elástica” e procuramos conjugar todos esses aspetos acima com a cultura da pessoa e da empresa. Gostamos de apostar em candidatos que sejam auto-críticos, que estejam dispostos a aprender e ajudar a construir algo diferenciado.

Para se manter atualizado:
Bem eu sou suspeito para recomendar o que eu escrevo no Blog da Engeeno 😛 Mas existe muita falta de embasamento sólido na maioria das matérias publicadas em blogs nacionais. Os posts são muito superficiais e não aprofundam os conceitos o suficiente, por vezes parece que é tudo feito só para captar tráfego e não para passar conhecimento. Por isso a minha recomendação por isso vai essencialmente para leituras em Inglês:

http://www.seobythesea.com/
http://battellemedia.com/
http://searchengineland.com/
http://marketingland.com/
http://www.seomoz.org/blog

Acima de tudo devemos sempre consumir conteúdo de forma consciente… Precisamos conseguir pensar pela nossa própria cabeça recorrendo ao senso comum e lógica. Parece estranho mas muita gente não o faz. A parte mais legal é que as leituras mais valiosas aparecem esporadicamente em sites que não publicam constantemente, nem são alvo de tanto buzz e precisamos ficar atentos para as descobrir.

Rafael Rez Oliveira

Diretor Geral da Web Estratégia
O que esperar de um candidato à analista de SEO?
Primeiramente espero curiosidade. SEO não é jogo estático nem uma ciência exata, e a curiosidade é o que torna os bons profissionais de SEO realmente bons. Também procuro por pessoas auto-didatas e organizadas, nessa área o método faz uma grande diferença. Alguém que consiga aprender a partir de vídeos, artigos e testes, organizando este conhecimento de uma forma lógica e aplicando um método de trabalho de trabalho que faça sentido tem grandes chances de progredir rapidamente e se tornar um profissional competente.

Para se manter atualizado:
O Canal para Webmasters do Google é uma fonte indispensável de informações, assim como o Webmaster Blog do Google. Participar do Fórum de Webmasters também é uma oportunidade de aprender com problemas reais do dia-a-dia e se confrontar com opiniões diferentes sobre o mesmo caso. Leio regularmente o Search Engine Watch, o Search Engine Roundtable, o SEOgadget e acompanho o Twitter dos principais profissionais da área no país. Em termos de livros, recomendo “Marketing na Era do Google” da Vanessa Fox para mostrar o quão importante os buscadores são e “A Arte de SEO” como livro de cabeceira do profissional de SEO.

Alex Pelati

Diretor de Search Marketing da agência AO5
O que esperar de um candidato à analista de SEO?
Hoje, ao entrevistar um candidato à vaga de SEO, busco primeiramente uma pessoa com conhecimentos básicos em HTML/CSS, pois, apesar de simples, é um conhecimento necessário para quem deseja atuar na área. Agora, as características que julgo mais importantes em um profissional de SEO são: proatividade, criatividade e visão estratégica.

O candidato precisa ser proativo para buscar conhecimento por conta própria, estudar áreas relacionadas e aplicar o conhecimento adquirido em testes práticos. A criatividade consiste em encontrar soluções para desafios, apresentar novas ideias em reuniões e quebrar paradigmas.

Por fim, acredito que o profissional deve buscar conhecimentos sobre negócios em geral, entender todos os detalhes do produto/serviço que será exposto no site, ou seja, compreender a estratégia de negócio do cliente para buscar resultados eficazes.

Para se manter atualizado:
A primeira coisa que recomendo para um profissional de SEO se manter atualizado no mercado é participar da comunidade e ajudar os colegas de profissão, pois vivenciar um problema de outra pessoa e buscar a solução para isso faz você pensar em novas estratégias, buscar novos conhecimentos e se preparar para novos desafios.

Depois, recomendo a leitura dos blogs do Google – o Webmaster Central Blog e o Inside Search – do seu guia básico de otimização, da sua central de ajuda e o acompanhamento do canal Google Webmasters no YouTube, pois é primordial saber como é o pensamento dos engenheiros do Google, bem como os algoritmos funcionam.

Também recomendo a leitura dos diversos blogs internacionais e nacionais sobre SEO, como o SEOMoz, o Search Engine Roundtable, o SEO by the Sea, o SEO Theory, o Search Engine Land e a MestreSEO, porém, não se deve acreditar e aplicar tudo o que lê, é muito importante saber filtrar as informações realmente boas e que podem gerar novas ideias para os projetos em que trabalha.

Alberto André

Empreendedor Interno da agência 5seleto

O que esperar de um candidato à analista de SEO?
Eu espero que ele seja curioso, para sempre buscar novas ideias e novas maneiras de executar tarefas antigas. Ele vai precisar muito buscar conteúdo novo todos os dias, ao menos um artigo por dia é algo saudável, além disso o inglês para a leitura o ajudará bastante, junto com a iniciativa de sempre testar aquilo que lê e ouve para não virar um simples ovelha que segue o pastor no pasto. Algo que faz uma grande diferença é o candito ter algum trabalho prévio,como um blog pessoal ou um site para Adsense que ele tenha construído e posicionado.

Para se manter atualizado:
Para me manter atualizado eu tenho uma lista de blogs em inglês que por dia acompanho umas 100 notícias, as que julgo interessantes para leitura eu salvo no Pocket e vou lendo durante a semana. Em português eu recomendo o Digitais do Marketing, a MestreSEO, a Cadastra e o Blog da 5seleto também, estamos focando muito na produção de conteúdo nessa nova etapa da empresa.

Fábio Ricotta

CEO da MestreSEO
O que esperar de um candidato à analista de SEO?
Nos dias de hoje eu espero muita pró-atividade e um pouco de experiência pessoal. Quando falo de experiência, eu procuro algo como um blog pessoal ou ainda algum projeto pessoal onde o candidato tenha tentado aplicar estratégias de SEO. Isto conta muito em uma entrevista. Cursos e/ou experiências em outras empresas/agências contam muito também, mas ainda me preocupo em olhar se o profissional contribui com a comunidade de SEO, se já publicou algum artigo sobre algum assunto relacionado e se ajuda em fóruns.

Para se manter atualizado:
Nos dias de hoje eu recomendo seguir a seguinte lista no Twitter: https://twitter.com/fabioricotta/top-seos
Já em termos de sites, sugiro seguir o http://inbound.org/ que é um repositório de excelentes artigos de marketing online.
Temos ainda o blog da MestreSEO http://www.mestreseo.com.br/artigos-seo e a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/mestreseo que sempre trazem novidades na área.
Ainda no Facebook, existe o grupo de SEO brasileiro, https://www.facebook.com/groups/seobrasil/ onde os profissionais discutem várias ideias e compartilham conhecimento.

Analistas – A voz da experiência

Amaury Pavão Filho

Analista de SEO do Walmart
Como entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?
Entrei nesse mercado em 2009 quando trabalhava como desenvolvedor e percebi que os próprios desenvolvedores não se preocupavam muito com a experiência do usuário e clareza no código do site. A partir daí comecei a estudar sobre as melhores práticas de html, css, semântica, etc. Depois, com o tempo, percebi que SEO ia bem além disso e então deixei o desenvolvimento pra trás e comecei a focar na parte de conteúdo.

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?
As recomendações são para que foquem no usuário que todo o resto irá fluir naturalmente. Além disso, a pessoa tem que ter um perfil analítico para poder encontrar as oportunidades que sempre aparecem nas notícias sobre SEO e também após uma análise na ferramenta de webanalytics.

Para se manter atualizado:
Ultimamente tenho acompanhado as notícias pelo http://www.searchenginejournal.com.
Além do blog de webmaster do próprio Google http://googlewebmastercentral.blogspot.com/.

Renata Tibiriçá

Analista Sr. de SEO do Portal Terra
Como entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?
Comecei a me interessar no assunto quando criei minha conta no Twitter, no início de 2009 mais ou menos, e ali vi algumas pessoas que seguia comentando sobre o assunto. Na época eu era front-end/programadora/UX e vi que seria muito útil para o meu trabalho. Comecei então a ler MUITO conteúdo de SEO e tentar aplicar o básico nos meus projetos. Passei a frequentar eventos e conhecer pessoas do mercado, criei um blog pra falar sobre o assunto e fazer outros testes e em 2010, junto com outros amigos, criamos o UaiSEO, primeiro evento regional de SEO no Brasil.

Daí em diante fui aprimorando as técnicas, tirando minhas próprias conclusões, discuntindo o assunto com outros da área, até vir para o Terra, em 2011, onde tenho tido a oportunidade de ver a fundo, de um ponto de vista às vezes bem diferente da “massa”, mas que tem me dado um background excelente!

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?
Com certeza direi o que muitos outros dirão: estudar, ler muito, antes de perguntar procurar você mesmo pelas respostas, testar e testar, e não tomar como verdade tudo o que dizem por aí (discordar é preciso!).
Acho bacana fazer cursos, mas o mais importante, na minha visão, é que a pessoa já tenha uma base (mínima que seja) para quando ela chegar no curso se lembrar de sua própria vivência e saber questionar (ajuda a não boiar e perder seu tempo e dinheiro!). Participar de eventos também é sempre um plus, pois ali você consegue trocar ideias sobre o assunto e tirar suas dúvidas como em nenhum outro lugar!

Para se manter atualizado:
Sobre SEO:

 

Blogs do Google (em portugês e inglês):
– Google Official Blog http://googleblog.blogspot.com.br/
– Google Webmaster Central Blog http://googlewebmastercentral.blogspot.com.br/
– Google Inside Search http://insidesearch.blogspot.com.br/
– Blog Google Varejo http://googlevarejo.blogspot.com.br/
– Blog do Google Brasil http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/

Sobre o mercado em geral, acompanho o Meio & Mensagem (http://www.meioemensagem.com.br/) e o Proxxima (http://www.proxxima.com.br/)

Flávio José de Carvalho

Analista de SEO da agência Planos – Muito Mais Digital
Como entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?
Apesar de a minha formação ser em Comunicação Social (Relações Públicas), eu sempre trabalhei com desenvolvimento. Em 2009 eu comecei a me perguntar: como faço para deixar os sites que eu desenvolvo em “Primeiro Lugar no Google”. Ok, a primeira coisa que aprendi é que não posso pensar dessa forma, e na sequência, fui atrás de sites com conteúdos relacionados. Estudei muito, apliquei algumas indicações em um site que peguei como cobaia (o dono do site está rico e nem sabe o motivo), participei de cursos e eventos, li livros e aos poucos fui me apaixonando pela profissão. Vi no SEO a oportunidadede colocar em prática alguns ensinamentos da época de faculdade, principalmente, a redação, já que sou fã do Marketing de Conteúdo.

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?
Estude muito, participe de eventos, leia livros e os principais blogs da área, porém, nada disso adiantará se a prática não estiver presente. Eu mesmo demorei para criar meus sites de testes. Por isso, minha principal recomendação é que o futuro profissional de SEO coloque em prática tudo aquilo que for absorvido, para assim, entender como esse trabalho funciona.

Para se manter atualizado:
Siga profissionais no Twitter e participe dos grupos do Facebook; Lá, muitas pessoas indicarão conteúdos relevantes e, caberá ao futuro profissional, filtrar aquilo que é bom.

Cassiano Murbach Travareli

Gerente de SEO da Brivin Corp
Como entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?
Em meados de 2005, comecei a trabalhar para a empresa americana Brivin, que já tinha foco no trabalho de divulgação de sites em mecanismos de busca, porém comecei trabalhando na área de desenvolvimento de sites. Em pouco tempo na empresa já me interessei pela área de SEO e comecei a estudar e realizar testes em alguns sites da empresa. Naquela época, a quantidade de informação de qualidade sobre o assunto era muito escassa, principalmente no Brasil, e fóruns gringos eram os principais locais onde se encontrava dicas, experiências, testes entre outras discussões interessantes sobre a área. O mercado em que a empresa atuava era altamente competitivo, o que nos forçou cada vez mais a buscar alternativas e se aprimorar no que fazíamos. Entre erros, acertos, testes e projetos, evoluímos muito com o passar dos anos conseguindo resultados incríveis.

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?
Acho que, em primeiro lugar, a pessoa tem que gostar de ler e de se atualizar sempre. SEO é um mercado complexo cercado de diversas áreas diferentes que pesam para um trabalho ser realizado com sucesso, onde a pessoa precisa estar sempre atenta ao que acontece a sua volta. Outro ponto crucial é a pessoa ter a possibilidade de testar o que aprende, de colocar a mão na massa em algum site, ver resultados, cair e subir no Google, sentir exatamente como funciona as coisas, obviamente sempre respeitando as diretrizes. Todos os conceitos adquiridos de SEO, assim como usabilidade, mídias sociais, analytics, precisam ser testados, a pessoa precisa ver funcionando aquilo que aprendeu, só assim ela vai encontrar o melhor caminho para se ter resultados positivos em um projeto. Esse tempo de prática é muito importante para o amadurecimento do profissional.

Para se manter atualizado:
Blog da Mestre SEO (http://www.mestreseo.com.br/artigos-seo) – Muita informação atualizada: Dicas, tutoriais, notícias, debates, é uma grande referência em SEO. Além disso, é bom sempre estar atento às apresentações que o Fábio Ricotta e Frank Marcel disponibilizam.
Blog da Engeeno (http://engeeno.com.br/blog) – Todos os artigos postados no site são muito detalhados e completos sobre o assunto. O Pedro Dias faz um magnífico trabalho tirando todas as dúvidas sobre cada assunto que ele escreve de maneira esclarecedora.

Internacional
Search Engine RoundTable (http://www.seroundtable.com/) – Os artigos não são tão profundos, porém é o melhor site da internet para se manter atualizado sobre tudo. São diversas notícias postadas diariamente, onde o Barry Schwartz acompanha bastante as discussões em fóruns e traz em forma de artigos para o site.
Search Engine Land (http://searchengineland.com/) – Talvez o site gringo mais completo sobre SEO. Destaque para os artigos do Danny Sullivan, que além de muito bons, consegue publicar notícias quase ao mesmo tempo que o Google.
Seo by the Sea (www.seobythesea.com/) – Ótima referência. Esse site possui artigos mais elaborados onde o Bill Slawski baseia-se em diferentes patentes do Google.

Fabiane Mendes de Lima

Analista de SEO da apis3
Como você entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?
Entrei no mercado de SEO como estagiária na MestreSEO, em 2009.

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?
Bom, acredito que todos vão recomendar estudar as guidelines do Google, Bing, acompanhar quem já é referência no mercado, utilizar boas ferramentas, etc, etc, etc… Sim, é essencial estudar e se manter atualizado.Conhecimento técnico também facilita um pouco as coisas – no momento de analisar o código de uma página, enviar orientações para quem vai reparar/corrigir uma página, encontrar falhas na arquitetura de um site, etc. Mas também é necessário se dedicar em usabilidade, social, arquitetura de informação e Web Analytics… Enfim, é uma profissão sem uma definição certa e bastante abrangente, mas nunca massante. hehe.

Por último – e não menos importante – bom senso. Sempre que ler um material, ouvir uma palestra, conversar com outro coleguinha de SEO, pense. Não aceite as coisas como sendo verdades absolutas e nem as encare de maneira muito literal só porque foram escritas em X ou Y lugar, ou foram ditas por fulano ou beltrano. Pessoas falham, sistemas são atualizados. 😉 Analise as coisas como um todo, teste suas teorias, teste as teorias dos outros e tome cuidado com técnicas que prometem mundos e fundos. Obs.: e sempre que for testar, teste em seu(s) próprio(s) site(s). E obviamente, sempre tenha como foco o usuário. hehe.

Para se manter atualizado:
Não vou citar todas, mas acredito que algumas das principais sejam: Matt Cutts, Seroundtable, SEOmoz , SEO by the Sea, Distilled, blog oficial do Google para Webmasters.

Pessoal que faz parte ou já fez parte do time de Search Quality do Google (Pedro Dias, Ariel, Miguel). Tem também um pessoal bem legal aqui no Brasil, MestreSEOCassiano,  Flávio Raimundo, o pessoal da AO5 (Pelati, Rafael, Juliano), as meninas do SEO de Saia.

Enfim, tem muita gente muito inteligente e bacana no mercado de SEO que, se eu for listar todo mundo, vou gastar uns vários parágrafos aqui. Mas indico começar por essa lista e ir sempre acrescentando novos personagens.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *