Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Profissão: trafficker

Glossário

Profissão: trafficker

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todos nós conhecemos as facilidades que a internet nos oferece quando buscamos qualquer tipo de informação.

Depositphotos.com/Goodluz O Trafficker é responsável por programar, gerenciar e controlar o tráfego de uma página na web.

A variedade de sites, blogs, redes sociais e softwares faz com que a rede de computadores que conhecemos hoje seja formada por um grande volume de tráfego de dados.
Por isso, para que tenhamos acesso a todo esse conteúdo de modo a facilitar as nossas vidas pessoais, bem como nos negócios corporativos, é preciso que toda essa gigantesca rede de informações funcione de forma eficiente.
Responsável por programar, gerenciar e controlar o tráfego de uma página na web, o Trafficker é encarregado de manter o bom desempenho da rede, utilizando técnicas e softwares que monitoram e asseguram a solução mais rápida possível para um eventual problema.
A administração desses sistemas e da própria rede não é uma tarefa fácil, principalmente quando se tem um site com muitos acessos, o que gera altas taxas de tráfegos. Quando o gerenciamento não é realizado, o usuário é o primeiro a ser afetado.
A sobrecarga de um sistema influencia diretamente no desempenho da página, causando o travamento ou a sua indisponibilidade. Os softwares também são importantes para controlar essas situações, identificando os picos de tráfego ou alguma outra atividade atípica do sistema.
Para um trafficker, a utilização de ferramentas que analisam as atividades da rede é algo essencial na garantia do funcionamento contínuo dos serviços prestados pela empresa na web. Geralmente as empresas não abrem mão desse profissional que gerencie sua rede, mas a maioria delas é de grande e médio porte, até mesmo porque esse cuidado demanda um alto custo de investimento.
O gerenciamento de rede varia de uma empresa para a outra, pois são utilizados diferentes métodos e elementos de acordo com a necessidade de cada uma. Para a realização de um gerenciamento eficiente, é preciso considerar tais variações.
O perfil profissional de um trafficker exige uma formação técnica ou ensino superior na áreas de ciência da computação, engenharia da computação, análise e desenvolvimento de sistemas ou algo similar, aliado a uma grande experiência em informática.
Para que esse perfil profissional seja bem avaliado, é importante obter certificações que comprovem seus conhecimentos e familiarização com softwares e equipamentos utilizados no dia a dia. Empresas com a Microsoft e Linux oferecem programas de certificação profissional que, por meio de provas e testes, emitem um certificado de qualificação aos aprovados.
As empresas buscam em um trafficker o perfil de um profissional pro ativo, que trabalha para encontrar alternativas de melhorias e solução de problemas. É desejável que ele seja altamente confiável, devido à importância e até mesmo confidencialidade das informações pelas quais ele será responsável.
Como em toda profissão nas áreas de informática e tecnologia, é muito importante manter-se sempre atualizado, pesquisando sobre o assunto ou até mesmo reciclando os seus conhecimentos em uma sala de aula.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
Preciso de ajuda sobre Profissão: trafficker