Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Qual a diferença entre SEO e SEM?

Ferramentas

Qual a diferença entre SEO e SEM?

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando se fala de estratégias de marketing e internet, encontramos textos com a presença de inúmeras siglas, entre elas, ultimamente, destacam-se o SEO e o SEM, que englobam o mesmo assunto, mas são siglas distintas, fazendo uma confusão na cabeça de algumas pessoas. Vamos defini-las e traduzi-las:

Depositphotos.com/cozyta O SEO é uma das estratégias do SEM, marketing feito para os mecanismos de busca.

SEM – Search Engine Marketing – Marketing de Otimização de Buscadores
SEO – Search Engine Optimization – Otimização de sites para Mecanismos de Busca
Ainda confuso? Calma, vamos lá. A tradução que usamos para o SEM vem de uma sigla “abrasileirada” MOB (Marketing de Otimização de Buscadores). Para evitar confusões, é melhor sempre usarmos a sigla original, em inglês.
O SEM é uma área de marketing visando os mecanismos de buscas na internet. Entende-se como marketing uma série de teorias, estratégias e ferramentas usadas para melhorar vendas e imagem de marcas e empresas.
O SEO é o uso de ações para otimizar os sites nos resultados alcançados dentro de mecanismos de buscas. Ou seja, o SEO é uma das ferramentas do marketing de buscadores, que definimos como SEM.
Podemos também fazer a seguinte comparação: a publicidade está para o marketing, assim como o SEO está para o SEM. O SEO é um pedaço do SEM.
Eles são confundidos especialmente pelo fato do SEO ser muito importante e o mais usado dentro das estratégias do SEM. Digamos que o SEO é o carro-chefe do SEM. Outro pedaço importante dentro do SEM é o Link Patrocinado que recebe a sigla PPC, do inglês Pay Per Click (pague por clique).
A diferença básica entre essas duas ferramentas é que o SEO não é manipulável, ou seja, não há como você pagar para ter as primeiras posições no ranking de busca, enquanto, com o Link Patrocinado, é possível seu site aparecer, próximo aos resultados de buscas, se você pagar por isso.
Portanto, a diferença está na nomenclatura. Os termos não são opostos. Não é correto o uso dessas siglas como se fossem dois produtos que você deve escolher entre eles. Ou querer trabalhar com os dois acreditando que são duas estratégias separadas. O SEO faz parte do SEM. O SEM é uma área enquanto o SEO é uma ferramenta inserida dentro dessa área do marketing.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
Preciso de ajuda sobre Qual a diferença entre SEO e SEM?