Quando se fala de estratégias de marketing e internet, encontramos textos com a presença de inúmeras siglas, entre elas, ultimamente, destacam-se o SEO e o SEM, que englobam o mesmo assunto, mas são siglas distintas, fazendo uma confusão na cabeça de algumas pessoas. Vamos defini-las e traduzi-las:

Depositphotos.com/cozyta O SEO é uma das estratégias do SEM, marketing feito para os mecanismos de busca.

SEM – Search Engine Marketing – Marketing de Otimização de Buscadores

SEO – Search Engine Optimization – Otimização de sites para Mecanismos de Busca

Ainda confuso? Calma, vamos lá. A tradução que usamos para o SEM vem de uma sigla “abrasileirada” MOB (Marketing de Otimização de Buscadores). Para evitar confusões, é melhor sempre usarmos a sigla original, em inglês.

O SEM é uma área de marketing visando os mecanismos de buscas na internet. Entende-se como marketing uma série de teorias, estratégias e ferramentas usadas para melhorar vendas e imagem de marcas e empresas.

O SEO é o uso de ações para otimizar os sites nos resultados alcançados dentro de mecanismos de buscas. Ou seja, o SEO é uma das ferramentas do marketing de buscadores, que definimos como SEM.

Podemos também fazer a seguinte comparação: a publicidade está para o marketing, assim como o SEO está para o SEM. O SEO é um pedaço do SEM.

Eles são confundidos especialmente pelo fato do SEO ser muito importante e o mais usado dentro das estratégias do SEM. Digamos que o SEO é o carro-chefe do SEM. Outro pedaço importante dentro do SEM é o Link Patrocinado que recebe a sigla PPC, do inglês Pay Per Click (pague por clique).

A diferença básica entre essas duas ferramentas é que o SEO não é manipulável, ou seja, não há como você pagar para ter as primeiras posições no ranking de busca, enquanto, com o Link Patrocinado, é possível seu site aparecer, próximo aos resultados de buscas, se você pagar por isso.

Portanto, a diferença está na nomenclatura. Os termos não são opostos. Não é correto o uso dessas siglas como se fossem dois produtos que você deve escolher entre eles. Ou querer trabalhar com os dois acreditando que são duas estratégias separadas. O SEO faz parte do SEM. O SEM é uma área enquanto o SEO é uma ferramenta inserida dentro dessa área do marketing.

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