Atualmente, para que um site seja realmente relevante na web, uma série de medidas devem ser tomadas pelo webmaster, medidas essas que vão muito além de um belo layout e de uma navegação facilitada.

Depositphotos.com/AndreyPopov O Page Rank é um dos indicadores utilizados para medir a relevância e popularidade de uma página.

Quando falamos em relevância na web, estamos falando, obviamente, no Google e seu sistema de classificação de sites de acordo com sua importância e relevância.

De uma maneira bastante simples, pode-se dizer que de nada adianta um website ser moderno e bem construído com tecnologias seguras e funcionais, se, ao mesmo tempo, esse site não constar ou não estiver bem classificado na lista de relevância do Google.

Essa ferramenta do Google se chama PageRank, e é por meio dela que o sistema de busca mais famoso do mundo consegue distinguir a relevância ou não dos inúmeros sites espalhados na rede.

Como já dissemos, o PageRank está associado à relevância de um site, sendo que o Google traduz essa relevância em uma escala de 0 a 10.

Como forma de classificação e cotação dessa relevância o Google utiliza diversos fatores, tais como a quantidade de links que um site recebe, por exemplo.

Mas, vale ressaltar que de nada adiante um site conter vários links apontados para ele se, ao mesmo tempo, os sites de onde esses links partiram também não tiverem um PageRank relevante.

Outro fator determinante para se conseguir um bom PageRank é com relação ao conteúdo, uma vez que de nada adianta também um site de determinado assunto com um belo PageRank apontar um link para outro site cujo conteúdo não tem nada a ver com o primeiro. Nessa caso, o PageRank do site que recebeu o link não será aumentado pelo
Google.

Entre as inúmeras importâncias do PageRank para um site, basta dizer que o Google usa essa ferramenta para, entre outras coisas, indexar sites em seu sistema de busca, priorizando-o de acordo com sua avaliação/credibilidade de PageRank, juntamente com outras ferramentas e tecnologias.

 

 

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *