A taxa de retorno sobre investimento, designada pela sigla em inglês ROI ou Return On Investment, consiste em uma métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos. O ROI é dado pela razão entre o lucro líquido alcançado e o investimento efetuado dentro de um dado período.

Depositphotos.com/ra2studio O ROI é a métrica utilizada para mensurar o rendimento e resultados de ações de marketing.

Originalmente utilizado em finanças, o ROI é um dos muitos indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício com relação aos investimentos. Esta taxa tem sido utilizada principalmente com o objetivo de avaliar investimentos realizados em publicidade na internet.

Nesse caso, para calcular o ROI podemos subtrair o ganho obtido a partir do investimento pela quantia gasta com o investimento e dividindo o resultado novamente pela quantia gasta com o investimento. Assim, temos a fórmula abaixo:

ROI = (Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento) / Quantia gasta com o investimento

A taxa de retorno sobre investimento é uma métrica que também pode ser estabelecida em porcentagem. Nesse caso, o cálculo do ROI pode ser feito pela divisão entre o ganho obtido a partir do investimento pela quantia gasta com o investimento, multiplicando esse quociente por 100. Confira a fórmula:

ROI (%) = Ganho obtido / Quantia gasta com o investimento x 100 %

Por meio dessa metodologia também é possível mensurar o lucro líquido obtido por um negócio. Nesse caso, basta substituir ganho obtido nas fórmulas acima pelo lucro líquido. Antes de efetuar o cálculo é importante levar em conta todas as variáveis relativas ao negócio, que podem impactar no lucro líquido, como frete, custos gerais de operação, etc.

Apesar de representar uma maneira simples de calcular o retorno sobre os investimentos feitos em publicidade na internet, a fórmula tem limitações. Não existe um valor de ROI ideal estipulado para sua operação. O anunciante terá de chegar a uma taxa de retorno por meio de testes, onde ele mesmo estipula as margens de seus resultados. Tudo dependerá dos custos relacionados ao produto/serviço anunciado, bem como os valores de investimento relacionados à veiculação de anúncios. O tipo de anúncio escolhido também pode fazer com que haja alteração no custo.

Variações simples da fórmula podem ajudar você a mensurar melhor o investimento em publicidade. O curso de métricas da Internet Innovation ensina você a aproveitar melhor o cálculo do ROI para mensurar os resultados de diferentes tipos de mídia na internet.

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