Marketing digital são recursos aplicados na divulgação online de produtos, serviços, marcas, etc. Portanto, possui o objetivo de aumentar a venda do que está sendo ofertado. Porém, de nada adianta divulgar o produto se não houver a possibilidade de saber o comportamento dos consumidores diante dele.

Depositphotos.com/ginasanders A matriz BCG é de extrema importância ao marketing digital, pois demonstra o posicionamento da marca em relação ao mercado.

É ai que entra a Matriz BCG, matriz de crescimento-participação. Essa ferramenta é de extrema importância ao marketing digital, pois demonstra o posicionamento da marca ou produto em relação ao mercado que está introduzido. Além disso, apresenta sua possibilidade de crescimento e a avaliação da competitividade do mercado.

Esse fator apesar de significativo deve ser manuseado de maneira certeira para que assim possa apresentar, efetivamente, a realidade do mercado. Por isso, antes de aplicar a Matriz BCG em ações de marketing digital, é importante calcular as informações base que irão compô-la.

A primeira delas é a variável-chave de cada quadrante (estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação, abacaxi), a qual formará uma espécie de gráfico.  Nesse, o X representará o período e o Y as vendas.  Esse recurso, além de ser de extrema importância à matriz BCG, também é útil para analisar, efetivamente, tanto o ciclo de vida do produto (CVP) quanto as estratégias para cada etapa do produto.

Cada quadrante é representado por um tipo produto característico. Produto estrela é aquele que possui alta taxa de crescimento em venda e alta participação, porém requer altos investimentos para o seu desenvolvimento. O produto vaca leiteira possui alta participação no mercado, porém baixo crescimento e baixo potencial. É um gerador de caixa que pode ser usado para financiar os produtos estrela e ponto de interrogação. Produto ponto de interrogação está nos mercados com alta taxa de crescimento, mas possui baixa participação de mercado. Envolve altos investimentos e apresenta maior risco, pois não se sabe se pode tornar-se um produto estrela ou abacaxi. Já o produto abacaxi apresenta baixa taxa de crescimento e baixa participação de mercado.

Saiba como aplicar Matriz BCG em ações de marketing digital

Também deve ser calculada a variável chave do maior concorrente. Essa análise é feita por meio da divisão da porcentagem de participação de mercado da empresa pela porcentagem de participação de mercado do maior concorrente.

Em seguida, deve-se calcular a área do círculo (símbolo que representa a importância dos produtos da empresa no mercado). A fórmula utilizada é a raiz quadrada da divisão do faturamento por “Pi”.

Feita todas essas etapas, deve-se montar a Matriz BCG, distribuindo pelos quadrantes as respectivas informações adquiridas. É nesse momento que você verá a importância dessa ferramenta para o marketing digital, uma vez ela representará, de forma extremamente clara a participação e o andamento dos produtos da empresa no mercado.

Diante disso, você saberá qual tipo de planejamento estratégico deve ser feito e para qual produto direcioná-lo.

Logo, a aplicação da matriz BCG em ações de marketing digital é feita exatamente dessa maneira: primeiro a apuração de dados, segundo a análise deles e por fim, o estudo de soluções para possíveis problemas que possam aparecer.

O setor da empresa que normalmente é responsável por essa atividade é o SEO, uma vez que esse tem como função o monitoramento de ações digitais e otimização de buscas.

Após ver os vários benefícios que a matriz BCG traz à corporação ai vai uma dica para você quer que sua empresa cresça no mercado: Faça nosso curso de marketing digital e fique por dentro das melhores estratégias de divulgação online e otimização de resultados.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *