Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
SEO em Wordpress: estratégias para otimização

Marketing Digital

SEO em Wordpress: estratégias para otimização

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A otimização para motores de busca, ou seja, o cada vez mais popular SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que pode se tornar altamente eficaz no aumento de visitas de um site, bem como em suas conversões.

Freeimages.com/svilen001 Unir o SEO ao WordPress é uma estratégia eficaz para a otimização do conteúdo.

Já o WordPress, é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo (Content Management Systems – CMS) utilizado para criar páginas da web que podem ser desde um blog ou site de uma empresa e até mesmo um e-commerce.
Por isso é interessante unir o SEO ao WordPress quando falamos em otimização de sites. O WordPress é uma plataforma que vem sendo aprimorada conforme o lançamento de novas versões e a sua estrutura facilita a organização do conteúdo publicado.
Além disso, também permite a utilização de diversos plugins que realizam tarefas capazes de substituir a necessidade de programadores. Dessa forma, a utilização das estratégias de SEO torna-se mais fácil de serem aplicadas.
Uma das estratégias mais importantes para o posicionamento de um site nos buscadores é a utilização de URL’s amigáveis. Devido a flexibilidade do WordPress e as facilidades de implementação de SEO, a criação torna-se algo simples, podendo ser realizada em poucos passos.
A utilização dos plugins, já mencionados, também colaboram para as estratégias de otimização de SEO e, inclusive, um dos plugins mais utilizados no WordPress se chama WordPress SEO by Yoast.
Ele oferece uma série de funcionalidades que ajudam o administrador no processo de melhoria de cada página, utilizando fatores como o sitemap, metadados e links internos, por exemplo.
Outra dica é a utilização de palavras-chave no título de cada post, dentro dos textos publicados, na URL, na meta description do post e até mesmo no título das imagens relacionadas ao assunto publicado.
Essa estratégia torna a página facilmente encontrada pelos buscadores, mas é importante que seja realizada de forma coerente, levando em consideração também o visitante do site.
A arquitetura da informação também é importante e está diretamente ligada ao planejamento de tudo o que será desenvolvido na página. O administrador precisa organizar as categorias, estudando os layouts e otimizando a qualidade dos conteúdos publicados.
Os interessados em WordPress e SEO devem estar dispostos a manter-se atualizados sempre, participando de  fóruns e discutindo suas experiências sobre os assuntos. A interação entre os usuários é uma forma de aprender e melhorar a utilização dessas ferramentas, colaborando, de certa forma, para a melhoria da web em geral.
Destaque: Taylor Clark
Imagem 1: Aspired Muse Web Designs
Imagem 2: Choco Press