Imagine que seus amigos do Facebook estão falando sobre aquele livro que todo mundo por aí anda lendo. Todos interagem, até o ponto que você se interessa e também passa a querer ler. Aposto que você teria de ir ao site de uma livraria para comprar o livro e para isso teria de procurar o título, se cadastrar, etc. Agora imagine comprar diretamente de uma loja virtual no Facebook. Rapidamente e sem sair da rede, um de seus amigos posta para você a fanpage da livraria na qual comprou aquele livro e lá mesmo você compra, em uma loja virtual dentro da rede social mais acessada do mundo. Não é mais fácil?

Pixabay.com/geralt Muitos empreendedores têm aproveitado o potencial das redes sociais para comercializar seus produtos.

Poder aproveitar o potencial das redes sociais para vender é exatamente o que caracteriza o chamado Social Commerce, modalidade de e-commerce na qual as redes sociais são usadas para comercializar produtos. O Facebook, maior rede social da internet, ganhou até um termo específico para designar a atividade, o Facebook Commerce ou simplesmente F-Commerce.

As lojas virtuais no Facebook representam uma prática alternativa para as marcas explorarem a popularidade de suas páginas na rede social. Além de se tratar de uma nova forma para comercializar produtos e de interagir com seus fãs. Sem sair da rede social é possível obter recomendações de amigos quanto aos produtos que você quer adquirir e em algumas situações é possível até mesmo comprar o presente desejado para algum usuário.

O próprio Facebook já há algum tempo estuda implantar uma funcionalidade relacionada ao desejo de compra dos usuários, permitindo que eles criem algo como uma lista de presentes ou de desejos. Especula-se que em breve botões como o “want” ou o “collect” também vão passar a integrar a rede social. Mas, enquanto isso não acontece para viabilizar a operação das lojas virtuais no Facebook são usadas plataformas ou aplicativos.

A principal vantagem relacionada à utilização de uma loja virtual no Facebook são as facilidades de uso para o lojista. Algumas das plataformas e aplicativos para lojas virtuais no Facebook dispensam o auxílio de desenvolvedores e o lojista nem sempre precisa efetuar a contratação de um servidor específico para viabilizar a operação de sua loja. O próprio lojista pode fazer o cadastro de produtos e o gerenciamento de sua loja.

Lojas virtuais no Facebook são opções usadas principalmente pelas pequenas e médias empresas, que geralmente não têm a necessidade de gerenciarem grandes estoques de produtos e não dispõem de recursos para arcar com plataformas de e-commerce mais complexas.

Ter uma loja virtual no Facebook permite às marcas adotarem estratégias com produtos exclusivos voltados para os usuários da rede social ou até mesmo oferecerem desconto para os clientes que utilizam esse novo serviço. Possibilitam que clientes criem uma forte identificação com as marcas e faz com que fãs se transformem mais facilmente em consumidores. Conheça abaixo duas opções de aplicativos para você montar sua loja virtual no Facebook:

Kauplus

KauplusO serviço da plataforma de e-commerce Kauplus possibilita que você crie sua loja virtual no Facebook com planos que variam de R$ 29 a R$ 279 mensais, dependendo do número de transações e de produtos. O fácil manuseio de suas funcionalidades, a ausência de custos de implementação e a opção de contar com diferentes meios de pagamento são outras de suas características. O lojista ainda pode testar gratuitamente a ferramenta por até 30 dias.

LikeStore

LikeStoreInteração é a principal característica relacionada à LikeStore. A ferramenta de e-commerce dá ao usuário da rede social a possibilidade de compartilhar suas preferências de produtos e de realizar outras interações no Facebook. O serviço funciona por meio de comissões de 2% cobradas sobre o valor de cada venda realizada pela plataforma, além dos custos inerentes ao sistema de pagamentos Moip, no qual o lojista é cobrado de acordo com o tipo de transação realizada.

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