Timeline, ou Linha do Tempo em português, é basicamente a forma gráfica e linear de representar uma sequência de eventos em ordem cronológica. Linhas do Tempo são tipicamente usadas para descrever uma determinada sucessão de fatos. Nas redes sociais o formato é muito utilizado para exibir o fluxo de informações compartilhadas por usuários.

Twitter e Facebook são exemplos de redes que adotaram essa forma de mostrar o conteúdo aos seus usuários.

Facebook

Nova timeline do FacebookA rede social de Mark Zuckerberg implementou a Timeline em setembro de 2011 para substituir o antigo formato de perfil de usuário do Facebook.

A reformulação veio para permitir o registro dos acontecimentos importantes e para contar a história de vida dos usuários. A funcionalidade permitiu que além de fotos, vídeos e publicações, diversos outros tipos de conteúdos pudessem ser incorporados ao perfil de cada um e até eventos ocorridos antes de a pessoa ter passado a integrar a rede social podem ser incluídos. Usuários passaram a compartilhar os fatos mais marcantes de suas vidas, como o casamento, o nascimento de um filho ou dele mesmo. Quase todo o conteúdo que um usuário publica no Facebook, bem como suas interações podem ser vistas ali.

A Timeline adotada pelo Facebook consiste em uma composição formada por uma Foto de Capa (Cover Picture, com dimensões de 851 pixels de largura x 315 de altura) e pela Foto de Perfil (Profile Picture, com 160 x 160 pixels). As dimensões valem tanto para usuários, quanto para as fanpages. O Facebook recomenda que os usuários utilizem fotos com tamanhos menores que 100 KB, sempre nos formatos .JPG e .PNG. Também é importante observar todas as regras quanto à utilização de imagens na rede social.

Logo abaixo, os usuários podem visualizar suas informações pessoais, amigos, fotos, aplicativos e publicações. A Timeline pode alongar-se até a inclusão do último registro que um usuário fizer. Para exibir as publicações mais antigas foi incluída uma opção de navegação no topo à direta e por meio dela é possível navegar ao longo dos anos.

Em fevereiro de 2012 a novidade foi estendida às páginas de rede social e esse novo formato gradualmente passou a se consolidar entre os usuários. Com isso, grupos criados na rede social também passaram a contar com as fotos de capa.

Em março desse ano, menos de uma semana após divulgar mudanças no Feed de Notícias dos usuários, o Facebook anunciou a reformulação de alguns dos conceitos da Timeline. O objetivo é dar maior ênfase às publicações com recursos visuais, tais como fotos e vídeos, observando que imagens têm melhor engajamento frente a qualquer outro tipo de postagem na rede social.

A principal mudança observada é no tamanho da coluna à direita, que está um pouco maior em relação à versão anterior. A disposição das informações pessoais também foi alterada, que agora podem ser vistas na coluna à esquerda. Essa é segunda vez que a rede social redesenha a Timeline e por enquanto só alguns usuários têm acesso a essa nova versão. Páginas ainda não dispõem desses mesmos recursos. Elas ainda utilizam as abas (tabs) customizáveis para exibir suas fotos, aplicativos, o número de usuários que curtem a página, entre outros conteúdos.

Twitter

Twitter da Internet Innovation

A Timeline também é uma funcionalidade presente no Twitter. É por meio dela que você pode acompanhar o fluxo de tweets. Assim que você realiza o login na rede social é diretamente encaminhado à Home Timeline, na qual também estão os números de tweets feitos por você, usuários que você segue e os seus seguidores.

Uma Timeline também pode ser gerada a partir da coleta de tweets de outros usuários em listas criadas por você. Assim como acontece quando você realiza uma pesquisa para encontrar mensagens que correspondem com os termos de pesquisa escolhidos por você.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *