A cada dia, diversos novos aplicativos para smartphones e tablets Android são criados e disponibilizados no Google Play. A grande oferta de apps – que vão desde jogos a ferramentas de serviços variados – traz um desafio para os desenvolvedores e empreendedores que lançam suas novidades na plataforma: como melhorar a visibilidade do app e aumentar o número de downloads?

Assim como qualquer tipo de produto ou conteúdo, a divulgação dos aplicativos pode se beneficiar de algumas técnicas de otimização (SEO). Essas estratégias garantem um bom posicionamento do app na página da loja e destaque em relação aos concorrentes.

Confira os principais fatores que interferem na classificação dos resultados no Google Play.

Nome do aplicativo

É importante que o nome do aplicativo tenha impacto nos mecanismos de busca tanto do Google Play como de outros sites de pesquisa. Ele deve ser curto e explicativo, para facilitar a conexão dos usuários com a sua funcionalidade. Se estiver ligado ao seu negócio, é interessante incluir o nome da marca em questão para permitir a associação.

Descrição

Neste tópico, insira uma apresentação do app e enumere suas funcionalidades, vantagens e diferenciais. Destaque as funções gratuitas e utilize um hífen para hierarquizar as informações. Outra dica é iniciar as frases com verbos de ação, mesma técnica indicada para a construção de meta tags.

Não esqueça de incluir as palavras-chave mais adequadas com as funcionalidades de seu aplicativo, tomando cuidado com as repetições excessivas e conteúdo redundante. Assim como no mecanismo do Google, essas práticas também prejudicam o seu posicionamento nos resultados.

Ícones e screenshots

A parte visual da apresentação de seu app também conta bastante. O ícone deve ser original o suficiente para chamar a atenção do usuário, além de sugerir a funcionalidade do programa.

Para os screenshots, selecione as imagens mais representativas e cativantes. Elas devem passar uma ideia das funções, design e usabilidade do aplicativo. Tome cuidado com os tamanhos requisitados pelo Google Play, para não correr o risco de ter imagens cortadas ou distorcidas.

Vídeo promocional

Para ajudar a ilustrar ainda mais o seu aplicativo, disponibilize vídeos. Vídeo-trailers são, comprovadamente, boas formas de aumentar o número de downloads.

Categorização

Um aplicativo pode se encaixar em diversas categorias, portanto tome bastante cuidado para escolher a mais pertinente e aparecer sem dificuldade para seu público-alvo.

Número de download

O total de downloads de um aplicativo é o termômetro de sua popularidade. Este critério é aplicado da mesma forma que o mecanismo de pesquisa do Google: quanto mais popular o conteúdo/site (neste caso, o aplicativo), mais bem posicionado estará nos resultados das pesquisas.

Opiniões de usuários

Reviews favoráveis têm grande influência no posicionamento e na taxa de conversão. Além disso, também permitem inteirar-se da existência de eventuais bugs e buscar maneiras de aprimorar os recursos.

Créditos das imagens
Destaque
Imagem 1
Imagem 2 

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *