Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Você sabe o que é Marketing 3.0?

Marketing Digital

Você sabe o que é Marketing 3.0?

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é Marketing 3.0?A história do Marketing, não só no Brasil, mas no mundo em geral, foi desde o começo baseada no contexto histórico e social que a sociedade estava inserida. Por isso, como esses dois cenários sofreram alterações com o passar do tempo, o marketing é composto por três eras, o 1.0, 2.0 e 3.0.
Cada uma delas possui objetivos, funções, mercados, valores e conceitos próprios que se baseiam no comportamento do consumidor. Ou seja, avaliam quais são seus desejos e valores, com o que se importam, etc.
No caso da era do Marketing 3.0, o consumidor deixou de comprar para satisfazer suas necessidades básicas. Nesse momento, ele adquire um produto levando em conta seu emocional deixando o racional praticamente de lado e, por isso, dizem que o consumidor atual compra com coração, mente e espírito.
Isso quer dizer que o valor do produto adquirido deixou de ser funcional e passou a ser totalmente sentimental, por isso, a pergunta da vez é: quanto aquele produto me agregará sentimentalmente?
Você sabe o que é Marketing 3.0?Outro aspecto que caracteriza o Marketing 3.0 é em relação à tecnologia, que embora um dia tenha sido aos modos da revolução industrial ou da informação, hoje é considerada a “tecnologia de uma nova era”. Assim sendo, é muito mais avançada e direcionada para vários ramos e, consequentemente, esse fator deve ser levando em consideração durante o estudo de uma estratégia de marketing.
E ainda, segundo Philip Kotler, a última geração do Marketing é composta por três outras eras: A era da participação e do marketing colaborativo; a era do paradoxo da globalização e do marketing cultural e a era da sociedade criativa e do marketing espiritual ou do espírito humano.
A primeira, de acordo com ele, é composta pelas maneiras inovadoras de criação de um produto. Já a segunda, tem o intuito de ver o consumidor como ser humano, isso é, levar em conta seus sentimentos e emoções. E a terceira, por sua vez, definirá como apresentar o conteúdo que foi definido nas duas primeiras, ao consumidor.
Além disso, a sustentabilidade, termo chave da geração atual, não podia passar despercebida e por isso o Marketing 3.0 apresenta uma série de atitudes que visam investir de forma inteligente e não prejudicial ao meio ambiente.
Você sabe o que é Marketing 3.0?Baseado em todos esses aspectos tratados, o Marketing 3.0 apresenta seus 10 credos e dentre eles estão: respeitar os concorrentes, ser sensível às mudanças e estar pronto para transformar, estar disponível e espalhar boas notícias, entre outros.
Em suma o Marketing 3.0 é, assim como o título do livro de Philip Kotler, o estudioso que é referência no mundo do Marketing, centrado no ser humano. Logo, o profissional dessa área tem que estudar e principalmente entender a mente, o coração e sentimento do consumidor para garantir o sucesso do produto no mercado.
Quer saber mais sobre Marketing? Então faça nosso curso de Gestão e Estratégias em Marketing Digital e fique por dentro das melhores táticas desse mundo promissor, o digital.