Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Você sabe o que é um programa de afiliados?

E-Commerce

Você sabe o que é um programa de afiliados?

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estratégia de E-CommerceUm programa de afiliados é uma importante estratégia para impulsionar as vendas do seu e-commerce e a audiência em sua página.
Esse programa funciona através de outros sites que tentam, através de banners ou simplesmente um link comum em seu texto, vender produtos de uma loja virtual. Tais sites funcionariam como “vendedores” dessa loja, recebendo uma comissão por cada compra realizada através de um link especial.
As lojas virtuais cadastram seus afiliados e cada um deles possui, normalmente, um número ou uma sequência de códigos própria. Essa sequência é inserida dentro do endereço dos links que eles divulgam dentro de seus sites.
Muitas lojas utilizam essa ferramenta, como o Submarino que paga uma comissão que varia de 2% a 8%, dependendo da categoria de produtos. Essa comissão é calculada do valor dos pedidos finalizados que seus clientes efetuarem através do clique especial em centenas de sites espalhados pela internet.
A grande vantagem em sua loja oferecer esse tipo de parceria é a exposição que seus produtos, e consequentemente sua marca, terão em uma infinidade de tipos de sites e blogs. Há lojas que possuem códigos tão bem trabalhados que as ofertas aparecem sempre atualizadas e relacionadas ao tipo de conteúdo do site afiliado.
Ser um afiliadoDependendo da quantidade de afiliados ativos que sua loja possuir, pode-se economizar na compra de anúncios na internet, por exemplo. Mas cuidado! Um programa de afiliados pode aumentar a sua audiência e a sua presença na internet, mas não necessariamente as suas vendas. Para isso seu site deve estar bem estruturado, com a conversão otimizada (você já leu nosso texto sobre testes A/B e multivariáveis?), ter ambiente seguro e funcionando perfeitamente com opções de pagamentos variadas. Além disso, uma visita proveniente de um link afiliado pode não efetuar uma compra na hora. Esse visitante pode voltar depois sem ter clicado no link afiliado, o que poderá isentar sua loja de dar comissão caso o internauta acesse seu site diretamente na barra de endereços ou procurando no Google.
Para criar um programa de afiliados próprio, uma empresa de desenvolvimento de software para internet deve ser contratada, mas existem diversos programas em funcionamento que trabalham com implementações mais simples.

Por que ser um afiliado?

Ser um afiliadoAs vantagens de ser um afiliado são bem interessantes também. Se você tem um blog, mesmo que não tenha um pensamento empreendedor para ele, por que não colocar uma propaganda que pode te gerar comissão, não apenas de um produto só, mas de uma compra inteira do seu leitor?
O cadastro em programas de afiliados é gratuito e, em poucos minutos, você já pode inserir um código de banners em seu blog, ou até mesmo publicar posts com link direto para determinado produto. Se seu site faz críticas de filmes, por exemplo, em cada crítica você pode colocar um link especial para compra do DVD que você está discutindo.
Normalmente, a loja que oferece esse tipo de parceria faz transferências bancárias com valores acima de R$ 50 ou R$100 de comissão sem necessidade de se ter uma empresa aberta, fazendo depósitos diretos em conta corrente de pessoa física.

Outros tipos de programas…

Programas de afiliados não englobam somente vendas. Existem programas, como o UOL Afiliados, que pagam comissão por cliques. Ou seja, eles oferecem um código personalizado que mostrará um banner de propaganda no site e, para cada clique que o banner receber, é pago uma comissão, sem a necessidade de efetuação de compra ou cadastro por parte do visitante. Já o site Namoro Online paga por cadastro efetuado.
A Boo-box e o Lomadee são empresas especializadas em fazer a ponte entre os blogueiros e empresas anunciantes, com soluções inteligentes para anunciantes e comissão para os sites afiliados.
Antes de escolher como fazer ou com qual trabalhar, procure saber as características de cada um e qual se encaixa melhor com o público-alvo. Confira uma lista de alguns programas de afiliados existentes no Brasil:
1. Busca Pé
2. Boo-box
3. Lomadee
4. Mercado Livre
5. Já Cotei
6. Hot Words
7. Submarino
8. UOL Afiliados
9. Dell
10. Cia do Software
11. Namoro Online
12. Portal da Educação

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
Preciso de ajuda sobre Você sabe o que é um programa de afiliados?