Card Sorting é um método que permite entender as expectativas e percepções dos usuários de determinada interface, a internet, por exemplo. Em outras palavras, este é um estudo que consiste na compreensão do modelo mental dos usuários, isto é, por quais nomenclaturas eles procuram um conteúdo na interface.
Este estudo consiste em uma análise de comportamento que pode ser feita de várias maneiras. Uma delas é através de uma reunião integrada por alguns usuários da interface e arquitetos de informações.
Antes de iniciar a reunião deve-se preparar cartões com as possíveis categorias do site que será redesenhado. E durante a reunião elas deverão ser apresentadas aos internautas para que eles organizem-nas de acordo com modelo mental, isto é, a partir de qual nomenclatura procurariam um conteúdo.
Feito isso já é possível analisar o resultado e, a partir dele, realizar novas estratégias para redesenhar o site e permitir que o conteúdo seja encontrado pelos internautas de forma mais fácil, aliás, este é o maior objetivo do Card Sorting. Vale mencionar que a análise de resultados requer certo conhecimento estatístico.
Para tanto, as categorias e menus são o alvo de estudo do Card Sorting. Ele ajuda a conhecer as categorias de informação e organização da estrutura; os títulos e subtítulos mais adequados e apropriados; a melhor forma de agrupar os menus e a melhor adaptação e a adequação do comportamento mental do usuário para um site.
A importância de conhecer o comportamento dos internautas, no caso da internet, é de extrema importância, porque a partir do momento que se conhece as expectativas e os hábitos de busca dos usuários, torna-se plausível estruturar categorias com o perfil do público alvo.
Por isso, muitas empresas estão utilizando esta metodologia para categorizar seus sites. Ainda mais porque consiste em um estudo relativamente fácil, eficiente e barato.